Trabalhos

Submissão de propostas

A Comissão organizadora do ticEDUCA 2012 convida a comunidade a submeter propostas ao II Congresso Internacional TIC e Educação, este ano sob o tema Em direção à educação 2.0 a realizar em Lisboa, nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 30 de Novembro a 02 de Dezembro de 2012.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, etc.

Pelo menos um autor de cada proposta de trabalho a apresentar no ticEDUCA 2012 deverá inscrever-se como participante.

Tipos de trabalhos a submeter

Poderão ser submetidos quatro tipos de trabalhos:

Comunicação: apresentação oral de trabalhos de investigação e desenvolvimento, concluídos ou consolidados, numa das temáticas do Congresso. Os artigos terão um limite máximo de 5000 palavras e 15 minutos de apresentação com 10 minutos de discussão. Estarão integrados em sessões de 90 minutos.

Comunicação curta: apresentação oral de trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes no plano empírico ou no plano teórico. Estes artigos terão um limite máximo de 3000 palavras e 10 minutos de apresentação seguidos de 5 minutos de discussão. Estarão integrados em sessões de 60 minutos.

Poster: apresentação de trabalhos de qualquer natureza num formato de poster (afixado em local próprio) com apresentação e diálogo presencial num espaço informal e em sessões próprias de 30 minutos. Estes artigos terão um limite máximo de 1500 palavras.

Simpósio: organização e apresentação oral de um conjunto de comunicações e/ou comunicações curtas relacionadas entre si numa das temáticas do Congresso. Tem a duração de 60 a 90 minutos.

 

Normas para a submissão de trabalhos

Todos os artigos relativos a comunicação ou comunicação curta serão objecto de análise por dois elementos da Comissão Científica.

Todas as propostas de apresentação devem ser submetidas online no site do congresso.

Para as comunicações, comunicações curtas e posters deve ser submetido o artigo de acordo com o Guia de Estilo.

A proposta de simpósios deve incluir um resumo do simpósio.

As propostas de apresentação serão objeto de análise pela Comissão Científica. No caso de serem aceites para apresentação, os autores deverão enviar a versão final do texto para publicação (integrando as recomendações consideradas pela Comissão Científica do Congresso).

Os textos das comunicações, comunicações curtas, posters ou simpósios devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Os textos devem seguir as normas de formatação do Guia de Estilo do Congresso, e ser submetidos em ficheiro editável (.doc; .docx)

Os textos podem ser escritos em português, castelhano ou inglês.

Todos os trabalhos são submetidos online. Clique em SUBMETER para acesso como autor.

Comunicações online

Poderão ser propostas Comunicações para apresentação online relativas a trabalhos de investigação e desenvolvimento, concluídos ou consolidados, numa das temáticas do Congresso. Estes artigos terão um limite máximo de 3000 palavras. Em simultâneo com o aviso de aceitação da comunicação será indicado uma data para a gravação online da apresentação. Para serem incluídas nas atas do congresso, o registo das apresentações online aceites deve ser feito nas datas estipuladas.

Publicação

Os artigos aceites pela Comissão Científica serão publicados nas Atas do Encontro (em formato digital, com ISBN), desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no congresso, o artigo respeite o formato definido, e não exceda o número máximo de páginas previsto.