Posters

Posters submitted according to the Style Guide of the Congress by authors with a valid registration.

The authors are entirely responsible for printing and bringing the posters to the Congress. Those should be exhibited at the areas destined for that purpose.

 

A. Theoretical approaches on the use of technologies for educational purposes
A Aprendizagem Social, via Web 2.0, na Educação e Formação
MANUELA RODRIGUES; HURRYDEO BEEFUN

Ambientes de Aprendizagem com Cloud Computing: Uma visão sobre o conceito e a realidade portuguesa no Ensino Secundário
JOSÉ CRUZ; IDALINA JORGE

Contributos para a análise e compreensão do papel da Equipa PTE na Escola
ANA ISABEL TRIGACHEIRO PIRES

Implicações da Formação Continuada Docente para a Inclusão Digital na Escola Pública
ADRIANA RICHIT; BÁRBARA PASA; VALÉRIA LESSA; MAURI LUÍS TOMKELSKI; ANDRÉ SCHAEFFER; ANGÉLICA ROSSI

Integração Educativa das Tecnologias: A relevância dos Líderes Escolares
JOÃO PIEDADE; NEUZA PEDRO

La Familia en los Entornos Virtuales de Aprendizaje
SONIA PADILLA CURRA; ELISA RODRÍGUEZ GUTIÉRREZ; MIRIAM ÁLVAREZ LORENZO; MARÍA JOSÉ RODRIGO LÓPEZ

La relación entre el Escenario Educativo Familiar y el uso de Internet
ELISA RODRÍGUEZ GUTIÉRREZ; MÍRIAM ÁLVAREZ LORENZ; SONIA PADILLA CURRA; MARÍA JOSÉ RODRIGO LÓPEZ

Realidade das Escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário em Luanda (Angola) para a implementação das tecnologias Web 2.0
NLANDU MPAKA

Um Estudo Longitudinal sobre a influência da Formação nos índices de utilização efetiva das TIC e na Autoeficácia dos Professores
ANA SANTOS; NEUZA PEDRO

B. Projects and practices of curricular integration of technologies
A Escola na Blogsfera
JOANA ARRELARO; EMÍLO FIRMINO

As TIC na Formação do Professor de Educação Física: Registro de uma experiência Pessoal
JOÃO DA SILVEIRA GUIMARÃES; INGRID WIGGERS; JULIA LUETZ

Ensino Experimental das Ciências e Ambientes Virtuais de Aprendizagem num Projeto Interdisciplinar CTS
ANA PAULA SANTOS SANTOS; ANTÓNIO FERNANDES; BERTA BENHAJA; CRISTINA FERNANDES; CRISTINA NEVES; EURÍDICE ROCHA; PAULA FIDALGO; CONCEIÇÃO GOMES; ODETE BERNARDINO

Projeto Cineclube em uma Escola Pública de Juiz de Fora – Brasil
SERGIO GOMES; HELYON GUIMARÃES

C. Virtual learning environments and digital habitats
O Robô Ajuda? Estudo do impacto do uso de Robótica Educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina de Aplicações Informáticas B
PAULO TORCATO

Uso da Plataforma Online do Projeto Rede de Apoio à Supervisão da Investigação e Desenvolvimento em Educação para fins de Investigação: Um estudo envolvendo estudantes de pós-graduação (2.º e 3.º Ciclos de Bolonha)
MARISA PAÇO; IDALINA JORGE; MARIA JOÃO LOUREIRO

D. Competencies and professional development of teachers, educators and other professionals
A Formação Continuada para o uso pedagógico dos recursos da Web 2.0 por professores da Educação Básica: Uma análise da apropriação e suas implicações metodológicas
JAIR ROMÃO ALVES JÚNIOR; CLAUDIO ZARATE SANAVRIA; MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI

Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior
SUSANA LEMOS; NEUZA PEDRO

Comunidades de Investigação: Uma proposta de mudança da Formação Inicial
FILOMENA RODRIGUES

Itic: Um Projeto para contribuir para o aperfeiçoamento e embasamento do corpo de Professores do Programa Aprendizagem do Senac-ma no domínio da utilização das TIC
CLAUDIA MACHADO; MARIA JOÃO GOMES

Mediadores Tecnológicos e Formação de Professores. Cartografia de um caso frente aos desafios no contexto Amazônico
JUCIMARA CANTO GOMES

Projeto “viagens literárias”: Integração Curricular das TIC através da produção e utilização de recursos educativos digitais com o Google Earth – Contributos para análise das perceções dos docentes
TERESA POMBO

E. E-learning and emergent educational applications
A Utilização de uma metodologia de Blended Learning no ensino da informática a uma turma CEF do 3º Ciclo
SÓNIA RÉZIO; RITA CADIMA

Distance Rater-training Program do Improve Inter-rater Reliability in Medical Education
SHIH-LI TSAI

Evtux: Uma distribuição livre para as Escolas
JOSÉ RODRIGUES; ANTÓNIO MOREIRA

Formação de E-formadores: Estudo de Caso no Solar – Ambiente de Aprendizagem Online do Instituto Virtual
MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA FARIAS

LMS no Ensino Superior: Fatores de adoção e difusão
SOFIA BATISTA; NEUZA PEDRO; JOÃO FREITAS

O B-learning promovendo a Formação Contínua de Professores de Ciências no Âmbito do Projeto Europeu Profiles: Descrição da experiência portuguesa
CARLA MORAIS; JOÃO PAIVA; JOSÉ BARROS

O Saber Escutar como elemento na construção do planejamento de aulas na Educação a Distância
LOURDES HELENA RODRIGUES DOS SANTOS; CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS; DANIELA PEDRA MATTOS; ROZANE DA SILVEIRA ALVES

Reflexões sobre a Formação de Professores Tutores para o Ensino de Teatro à Distância
LUZIRENE DO REGO LEITE; KALINA LÍGIA DE ALMEIDA BORBA

Teaching Calculus using E-learning in a Moodle Platform
CRISTINA M.R. CARIDADE; MARIA DO CÉU FAULHABER; PAULO M. ROSA; PASCAL M. SILVA; NUNO S. BAETA

Um Estudo para a identificação das áreas de investigação em Educação a Distância/e-learning consideradas prioritárias em Portugal
DÉRCIO MARTINS; IDALINA JORGE

Um questionário sobre as atitudes dos Docentes do Ensino Superior em Portugal em relação ao e-learning
ESPERANÇA ALFAIATE; IDALINA JORGE

Weedu: Plataforma Web 2.0 como suporte de Ambientes Pessoais de Aprendizagem
ANA PARADA; CARLA MORAIS; JOÃO PAIVA