Painéis

PAINEL I – E-LEARNING E NOVAS ABORDAGENS VIRTUAIS AO CONCEITO DE EDUCAÇÃO

MODERADOR: Maria João Gomes | Instituto de Educação da Universidade do Minho

CONVIDADOS: Paula Peres | Rogério Costa | Alda Pereira | João Filipe Matos

Maria João Gomes é Professora Auxiliar do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Mestre em Educação, na área de especialização em Informática no Ensino e Doutorada em Educação, na área de conhecimento em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Coordena o Grupo de Educação a Distância e e-Learning do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

PAINEL II – EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS | [Resumo]

MODERADOR: João Filipe Matos | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

CONVIDADOS: Ana Benavente | António Dias de Figueiredo | Carlos Fino | Roberto Carneiro

João Filipe Matos é Professor Catedrático e Presidente da Assembleia do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa universidade onde realizou a Licenciatura em Matemática, Mestrado, Doutoramento e Agregação em Educação. Coordena a Área de Investigação e Ensino Currículo Didática e Formação de Professores do IEUL e o Curso de Doutoramento TIC na Educação leccionado na área das metodologias de investigação em educação e formação a distância e e-learning em diversos mestrados na área das tecnologias e educação. Coordena o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação (C2Ti) do IEUL e é presidente do International Group for the Psychology of Mathematics Education.

Ana Benavente é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Genève. É investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa na área da Educação. Foi Vice-presidente do Conselho Geral do Bureau International de I’Education da UNESCO, membro do Comité do CERI (Centre pour la recherche et l’innovation) da OCDE, deputada à Assembleia da República e Secretária de Estado da Educação.

António Dias de Figueiredo é doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Manchester e professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. Representou Portugal em diversas instâncias internacionais no domínio das tecnologias na educação e foi coordenador do Projeto MINERVA.

Carlos Fino é Professor Associado com Agregação na área de Tecnologia e Inovação Pedagógica, na Universidade da Madeira. Doutorado em Educação, na especialidade de Pedagogia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Mestre em Educação pela Universidade do Minho. Coordena a área científica de Ciências da Educação do Centro de Competência e Ciências Sociais da Universidade da Madeira. Foi Presidente do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e avaliador externo de diversos cursos no estrangeiro nomeadamente na República da Lituânia.

Roberto Carneiro é Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa e do Instituto de Ensino e Formação a Distância. Exerceu múltiplos cargos governamentais e foi Ministro da Educação do do XI Governo Constitucional. É licenciado em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Economia de Recursos Humanos pela Universidade de Ulster e Doutor Honoris Causa em Ciências da Educação pelo King’s College de Londres. É perito da UNESCO, Banco Mundial, OCDE e Conselho da Europa, em domínios como a educação e política educativa, cooperação para o desenvolvimento, governação e administração pública e autor de numerosas publicações.

PAINEL III – TECNOLOGIAS MÓVEIS, CONTEÚDOS ABERTOS E DIREITOS DE AUTOR | [Resumo]

MODERADOR: Neuza Pedro | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

CONVIDADOS: Teresa Nobre | João Nogueira | Isabel Oliveira | Paula Simões | Mª João Horta

Neuza Pedro é Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde leciona diversas unidades curriculares de Formação a distância e e-learning e Metodologias de Investigação nos programas de Mestrado e Doutoramento nessa área. É coordenadora do e-Learning Lab da Universidade de Lisboa onde dirige o Programa E-learning na UL. É Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Doutorada em TIC e Educação pelo IEUL Desenvolve a sua atividade de investigação na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação do IEUL e é membro da equipa de investigação do projeto iTEC.

PAINEL IV – QUE CURRÍCULO PARA O SÉCULO XXI?

MODERADOR: Fernando Albuquerque Costa | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

CONVIDADOS: Ana Amélia Carvalho | Carlos Marcelo | Mª do Céu Roldão | Pedro Reis

Fernando Albuquerque Costa é Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde leciona diversas unidades curriculares na área da integração curricular das tecnologias no Mestrado e Doutoramento em TIC na Educação. É doutorado em Ciências da educação na especialidade de Currículo e Avaliação. Coordenou o estudo Competências TIC dos Professores para o Ministério da Educação e as Metas de Aprendizagem na área das TIC. E autor de numerosas publicações e integra o projeto europeu TACCLE2 (Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments).

Ana Amélia é professora catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, na Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido investigação na formação de professores na área de tecnologia educativa e no ensino superior em regime presencial e a distância. Responsável pela organização de eventos sobre Webquest, Web 2.0, Podcast e Jogos e mobile learning pretende motivar os professores a repensar as suas práticas, integrando as tecnologias emergentes. Mais recentemente tem-se centrado no mobile learning e na sua adequação aos diferentes níveis de ensino.

Carlos Marcelo es catedrático de Universidad. Dirige el Máster en E-learning. Nuevas tecnologías para el aprendizaje a través de internet. Ha desarrollado investigaciones sobre nuevas competencias docentes en relación con las tecnologías, diseños de aprendizajes con tecnologías y programas de formacion docente con tic.

Maria do Céu é atualmente professora convidada na Universidade Católica Portuguesa. É doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal . Os seus principais interesses investigativos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Profissionalidade e Formação de Professores. As suas publicações científicas nestes domínios incluem numerosos livros e artigos em revistas científicas da área.

Pedro Reis é licenciado em Biologia e doutorado em Didáctica das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É docente e investigador no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de investigação são a educação em ciência, o desenvolvimento profissional de professores, a supervisão e orientação da prática profissional e a integração das tecnologias de informação e comunicação em contexto escolar.