Artigos

De autores com processo de inscrição regularizado e artigo respeitando o Guia de Estilo do Congresso.

A. Perspetivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos
A formação de professores de matemática e o processo de apropriação colaborativa dos recursos da web 2.0
CLÁUDIO SANAVRIA; MARIA MORELATTI

A formação de professores e a integração das TIC no currículo: com que formadores?
Mª HELENA FELIZARDO; FERNANDO ALBUQUERQUE COSTA

A integração curricular das TIC no sistema de ensino em moçambique: iniciativas em curso
GILBERTO ANTÓNIO; CLARA COUTINHO

A integração das mulheres nos cursos de construção civil: um estudo etnográfico no CENFIC
ANA DUARTE; ANABELA LOBATO; CÉSAR MOREIRA; EDUARDO TEIXEIRA; PEDRO GARCIA

A integração das TIC pelos professores do 1º CEB, do concelho de Vila Real
ANA Mª BASTOS; JOAQUIM ESCOLA

A linguagem utilizada nas redes sociais e sua interferência na escrita tradicional: um estudo com adolescentes brasileiros
VERA LÚCIA DEPS; LUCIENE SOUZA

A produção e construção de vídeo-caso em hipertexto (vch) na educação matemática: possibilidades de contribuições para a formação inicial e continuada de professores de matemática
ADELINO PIMENTA; RÓMULO LINS

A sistematização da aprendizagem em ambientes virtuais: potencialidades de um modelo de ensino
Mª DE LURDES FIGUEIREDO; DEOLINDA BARBOSA; Mª ÂNGELA SILVA

A telessaúde no brasil e no estado do amazonas como facilitador de conhecimento em saúde
CASSIA SOUZA; JACQUELINE SACHETT; LUCIANE LIMA

Abordagens educacionais e desenvolvimento de recursos educativos digitais para o ensino da matemática
FILIPE MELO; JOSÉ AMORIM; BRUNA BARROS

Análise da integração da tecnologia em instituições de ensino superior através da gestão do conhecimento: Projeto UNINTERA
ROSÂNGELA CALDAS

Análise inicial da recontextualização da prática pedagógica do professor por meio do uso do laptop educacional em sala de aula
KATIA GODOI; FLAVIANA SILVA

Aprender sem papel - criação e implementação de uma disciplina digital
MAGNA FREIRE; JOSÉ LAGARTO

As possíveis inter-relações das redes comunicativas – blogs – e das comunidades de prática no processo de formação
MARIA ÂNGELA OLIVEIRA; ROSANA MISKULIN

As tecnologias móveis no ensino da multimédia
SANDRINA CORREIA; MARIA JOÃO PEREIRA; LUÍS RAMINHOS; MARIA JESUS FERREIRA

As tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa: um estudo exploratório no CENFIC
ANABELA LOBATO; NEUZA PEDRO

As tecnologias numa escola pública rural: um desafio pedagógico
DANIELA MATTOS

Aspetos epistemológicos das tecnologias de informação e comunicação e o ensino e aprendizagem da matemática
JULIANA PAULIN

Avaliação da perceção dos formandos sobre o software webqda
DAYSE NERI DE SOUZA; ANTÓNIO PEDRO COSTA; FRANCISLÊ NERI DE SOUZA

Concepções sobre ensino de cálculo diferencial e integral, geometria e tecnologias digitais: como o professor experimenta uma nova prática utilizando tecnologias
ANDRICELI RICHIT; ADRIANA RICHIT

Contributos do uso do e-portefólio para a mudança de paradigma de avaliação em educação e formação de adultos
CARLA DIAS; LIA OLIVEIRA; Mª PALMIRA ALVES

Das teorias pré-tecnológicas às abordagens colaborativas
CLÁUDIA MACHADO; Mª AUXILIADORA FARIAS

De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura
PAULO M. FARIA; ALTINA RAMOS; ÁDILA FARIA

Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - perspetiva dos alunos
GENI GOMES; JOANA MARTINHO COSTA; MARTINE BERNARDO; FERNANDO MATOS; PAULA ABRANTES

Disposiciones para innovar con tic en la docencia universtaria: creencias de profesores de carreras de pedagogía
JOSE MIRANDA

E depois do PTE? A incorporação da componente pedagógica do plano tecnológico de educação – alguns dados preliminares
SUSANA GONÇALVES DUARTE; GLÓRIA BASTOS

Educação para os media no jardim-de-infância: a utilização do computador
FILIPA ANDRADE

Em busca de inovações curriculares: Recontextualizações do programa um computador por aluno numa escola pública do sul do Brasil
FERNANDO SOSSAI; GEOVANA MENDES; GABRIELE SILVA

Escola e tecnologia: um olhar discursivo sobre essa complexa relação
FERNANDA FREIRE

Formação continuada de professores e prática pedagógica com tecnologias: enlaces emergentes
ADRIANA RICHIT

Generalización del aprendizaje en ambientes virtuales: una revisión de los principios teóricos desde una perspectiva cognitiva
ANTÓNIO MATAS; MIGUEL BALLESTEROS

Integração educativa das tecnologias: a relevância dos líderes (Diretores) escolares
JOÃO PIEDADE; NEUZA PEDRO

Introducing international standarts in teaching informatics in the 7th, 8th and 9th grade in albania
GENCI BERATI

La actualización de los docentes de educación básica a través de la aplicación y uso de las TIC
JOSÉ ANTÓNIO LÓPEZ

La educación 2.0 desde la perspectiva de la relación pedagógica
FRANCIELE CORTI; CRISTINA ALONSO CANO

La regulación de los padres y madres sobre el uso de internet de sus hijos e hijas
MIRIAM LORENZO; MARIA LOPEZ; SONIA CURRA; ELISA GUTIERREZ

Longe da vista, perto da validação? As tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
PEDRO FÉLIX; IDALINA JORGE

Mapper: Um sistema de apoio à tomada de decisão pedagógica para um ambiente virtual de aprendizagem
SIDNEI SOUSA; KLAUS JÚNIOR; ELISA SCHLÜNZEN

Modalidad de enseñanza universitaria y uso de internet. estudio en una muestra iberoamerica
JOSÉ MANUEL RIOS; ELBA BARAJAS; MARIO GARCÍA

Nem tudo são “links”: observações da formação docente no ensino técnico, ao uso das tecnologias de informação
CAROLINA BARROS

Novas tecnologias, educação a distância e formação de professores na Universidade Estadual do Maranhão
VANESSA DA SILVA; DENIS PASSOS; ISABEL PEREIRA

Novas tecnologias, velhas atitudes, práticas antigas
FLÁVIO CARVALHO; JAQUELINE CIVARDI

O adestramento wittgensteiniano como possibilidade pedagógica frente às incertezas do construtivismo
CAROLINA GONÇALVES; JÚLIO ESTEVES; LENILSON SANTOS

O ensino de química aliado ao lúdico numa pedagogia empreendedora
JANET NEIVA; RITA STANO; LUCIENDE NOGUEIRA

O paradigma interpessoal em ambiente virtual de aprendizagem
MARIA JOSÉ JANUÁRIO; ANA CARLOS; MARTA GOMES

O programa um computador por aluno (prouca) no discurso de professores brasileiros da rede pública
STELLA PEDROSA; TITO TORTORI

O trabalho do professor, tecnologias e os géneros multissemióticos: da construção de modelos didáticos a sequências de ensino
MÁRCIA OLIVEIRA

O uso da educação online na pós-graduação stricto sensu brasileira: o caso do mestrado semipresencial em gestão e avaliação da educação pública
VANESSA PARDIM; EMERSON MACCARI

O uso das TIC, a formação docente e o ensino de ciências
WANDERLEI GABINI; RENATO DINIZ

Opiniões e intenções de futuros educadores de infância/professores sobre a integração das TIC na sua prática profissional
RITA BRITO

Os potenciais da comunidade virtual de aprendizagem e os cenários educacionais no século XXI
ALÍCIO NETO

Políticas públicas brasileiras para formação inicial e continuada de professores de matemática para o uso das TIC
ANA SILVA; JAQUELINE CIVARDI

Reflexões sobre a reforma curricular na Universidade São Tomás de Moçambique
ERNESTO MANDLATE

Relação dos estagiários e seus orientadores com as tic: um estudo realizado no ano letivo 2011/2012 no departamento de ciências sociais e humanas da universidade de cabo verde
ADRIANA SANTOS; Mª JOÃO GOMES

Repositórios digitais educacionais: Uma nova perspectiva para articular as tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem
PALOMA RODRIGUES; Mª INÊS RODRIGUES

Sobre os usos do computador magalhães pelos alunos
JOANA VIANA; PEDRO SILVA; CONCEIÇÃO COELHO; CONCEIÇÃO FERNANDES

Tecnologias de Informação e Comunicação para o enriquecimento no ensino/aprendizagem
CRISTINA CARIDADE

Tecnologias móveis com conexão sem fio na escola e a organização do trabalho pedagógico
GEORGE DOS SANTOS; Mª ELIZABETH ALMEIDA; MARILENE FERREIRA; VALDIRENE DE JESUS

Tecnologias no ensino como forma de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional
ALIX BIRCHE DE CARVALHO; THAIS LANUTTI FORCIONE; MARIANA DOS SANTOS NASCIMENTO; GUILHERME POMPERMAYER MARTINS

Telecurso TEC – Educação Técnica e Qualificação Profissional: Uma experiência exitosa em educação pública a distância Brasil
JUÇARA SANTOS; LÍDIA SOUZA; CESAR FREITAS

Tempo para aprender
ROXANE NASCIMENTO

Twitter como alternativa para o ensino de língua portuguesa
KARINE CASTELANO; JEFFERSON BALDUINO; JANETE ESPÍRITO SANTO; JAQUELINE ALMEIDA

Uso de tecnologias na prática docente: um estudo de caso no contexto de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro
JANETE ARACI DO ESPÍRITO SANTO; KARINE LÔBO CASTELANO; JAQUELINE MARIA DE ALMEIDA

Uso do blog na escola: Recurso didático ou objeto de divulgação?
JAQUELINE ALMEIDA; KARINE CASTELANO; JANETE ESPÍRITO SANTO; CARLOS SOUZA; ELIANA LUQUETTI

B. Projetos e práticas de integração curricular das tecnologias
A atividade de blogging no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: Um estudo exploratório
SUSANA HENRIQUES; ISOLINA OLIVEIRA

A coordenação motora em parceria com a web 2.0
FABÍOLA SOARES; ANA CECÍLIA SOUZA

A formação do pedagogo para o uso das tecnologias: Uma análise de diferentes currículos
DEISE CHOTI; NARA PASINATO

A inclusão digital das pessoas mais velhas
FÁBIO MORTARI; CARLOS FERREIRA

A invisibilidade dos ecrãs e a inclusão escolar de alunos com dificuldades visuais: breve reflexão teórica
ANA MELRO; JOÃO CASTILHO

A utilização do computador e internet por idosos
RITA BRITO

Análise estatística da percepção de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre os efeitos das tecnologias na promoção do conhecimento
IVONE SOARES; LEANDRO DE CARVALHO

Aprendizagem, arte e educação: Uma experiência pedagógica na educação a distância
ELIANA BENFATTI; DENISE GONÇALVES; RITA STANO

Aprendizaje a través de redes sociales: Una experiencia en modalidad stricto sensu
JOSE LÓPEZ

As TIC na promoção do envolvimento familiar em contexto socioeconómico desfavorecido
TICIANA TRÉZ; ANTÓNIO MOREIRA; RUI VIEIRA

Atividades interdisciplinares no curso técnico em manutenção e suporte em informática (modalidade proeja) a partir do uso da plataforma Arduíno
LUIZ LOMBA; OLAVO JÚNIOR; CLÁUDIO SANAVRIA

Avaliação da usabilidade do protótipo multimédia “alfa e beta”
MARCO BENTO; JOSÉ LENCASTRE

Avaliação/intervenção via jogos educativos eletrônicos com alunos NEES
CRISTINA COELHO; CLAUDIO BASTOS; ALINE CAVALCANTI; ISABEL CAETANO; EVANDRO RODRIGUES

Blog no ensino da psicologia da educação: reconfiguração das mediações
LÚCIA LEHMANN; CRISTINA COELHO; ROSÂNGELA LIMA

Caminhos percorridos na construção de objetos de aprendizagem: um estudo de caso
KARINE SOUZA; BENTO SILVA

Capacitação de professores de língua inglesa das escolas públicas do Estado de São Paulo em ambiente virtual
MARIANGELA BRAGA NORTE

Como é a agência distribuída entre alunos, professores e robots?
ELSA FERNANDES

Contributos para o estudo das TIC como área de formação transdisciplinar
ELISABETE CRUZ; FERNANDO ALBUQUERQUE COSTA

Criação de um protótipo educativo multimédia integrado num projeto de formação em e-learning num estabelecimento prisional
CELESTINO MAGALHÃES; CARLOS GUIMARÃES

Curriculum e novos media na educação em línguas
LUÍS SALEMA; TERESA CARDOSO

Desbravando os carboidratos: Jogo interativo sobre bioquímica de carboidratos
DENISE HEIDRICH; GRACIELA MENEZES; JOSÉ ANGOTTI; MARIA FIGUEIREDO; JULIET SUGAI; REGINA ANTÔNIO; JULIANO REGIS

Diferenciação curricular em ambiente online: uma abordagem para o desenvolvimento da aprendizagem das ciências no ensino básico
BERTA BEMHAJA

Digital Natural History repositories and tools for Inquiry-based Education
RAQUEL BARATA; INÊS PAULINO; BRUNO RIBEIRO; FERNANDO SERRALHEIRO; LUÍS FILIPE LOPES; MARIA JUDITE ALVES

Digital Storytelling nas aulas de Geografia: Um estudo com alunos do 10.º ano
ARMANDO NUNES ALVES; CLARA PEREIRA COUTINHO

Discussões de controvérsias sociocientíficas com recurso à plataforma moodle
JOSÉ FANICA; PEDRO REIS

EBOOK – primeiro olhar sobre a construção de um dispositivo pedagógico no ensino/aprendizagem da biologia e geologia
PAULA GONÇALVES; JACINTA MOREIRA

El aprendizaje interfocal: una aproximación multilineal de la adquisición en contextos de aprendizaje online y multimedia
ANTÓNIO MORA

Estratégias de avaliação digital num curso de formação de professores
TERESA FERNANDES; LUÍS TINOCA

Jovens professores no contexto da prática e as TIC
HELOÍSA COUTO

Lego Mindstorms: Um estudo com utentes com Paralisia Cerebral
CRISTINA ISABEL CONCHINHA

Limites, possibilidades e potencialidades das redes de apoio a implantação da cultura das TIC em cursos de formação de professores
ANDRÉ MAGALHÃES; VALNICE PAIVA

O ensino de software aplicado à automação industrial utilizando a aprendizagem baseada em problemas: Relato de desenvolvimento no ensino profissionalizante do Campus JOINVILLE do IFSC
STEFANO ROMEU ZEPLIN; JEFERSON LUIZ CURZEL

Novas abordagens curriculares: uso e funções do vídeo em pesquisa de sala de aula
IRACEMA CUSATI

Novas abordagens na formação de professores. Projectos de escola como contextos de formação TIC
ANA GONÇALVES

O computador portátil na escola pública e o projeto de gestão integrada da tecnologia – PROGITEC
MARIA ALMEIDA; MARIA PRADO; MARIA ASSIS

O ensino de diagramas através da gráfica digital: Análise e experimentação do processo de representação em uma prática de PETER EISENMAN
CAROLINA BARROS

O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação de conhecimento com base em pedagogias construtivistas na disciplina de Economia A
ANA LUÍSA RODRIGUES

O presente digital: O uso de podcasts e de showcasts
ANA MARIA MARMELEIRA; ANA MARIA

O primeiro ano do projecto de robótica educativa
ANA GONÇALVES; CARLOS GONÇALVES

O redimensionamento da escola e da prática docente no cenário da cultura digital
LUCIANA SANTOS

O twitter e sua hipertextualidade na educação informal o twitter e sua hipertextualidade na educação informal
ALEXANDRE CHAGAS; RONALDO LINHARES

O uso das tecnologias de informação e comunicação pela terceira idade
ROZANE ALVES; JOSIAS PEREIRA; MARLEY RADIN; ROSÁRIA SPEROTTO

O uso das tecnologias no ensino das ciências: resultados preliminares de um estudo no âmbito de cursos de natureza profissionalizante
HENRIQUE COSTA; ISOLINA OLIVEIRA

O uso das TIC’S na arquitetura: Integrando conceitos, arquitetura e meios digitais
CAROLINA BARROS

Objetos de aprendizagem interativos: análise do desempenho dos alunos de ciências
IVAN PAGNOSSIN; CAROLINA COSTA CAVALCANTI; ROBERTA SOLEDADE; GIL DA COSTA MARQUES

Os blogues: Uma ferramenta tecnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientais
ELISABETE LINHARES; PEDRO REIS

Percepção de docentes sobre características dos alunos adolescentes na sociedade digital
HELOÍSA ARRUDA

Projeto um computador por aluno em uma escola no Brasil
SILVANA LEMOS

“Quando o computador trabalha pensa-se na cabeça”: Representações de crianças em idade pré-escolar
ELISABETE CRUZ; RITA BRITO

Recursos digitais e ambientes exteriores à sala de aula: Um exemplo de integração no ensino curricular da geologia
RUI SOARES; DORINDA REBELO; LÚCIA POMBO; LUÍS MARQUES; NILZA COSTA

Robots numa prática escola
PAULA LOPES

Tecnologia educacional para o ensino de ciências
ALESSANDRA ARANTES; CAROLINA SOUZA; SAVANA DIEGUES; NELSON STDART

Tecnologias da informação e comunicação e a educação; Percepção e valorização interdisciplinar
RENATO DA SILVA; NEWTON FRAGA |DAYANNE KAULING; JEREMIAS DA COSTA; SÉRGIO CAMARGO; LAURO SAMOJEDEN

Tecnologias para desenvolver o pensamento algébrico
JOSÉ DUARTE

The use of mobile technology in education
LUÍS NOIVO; PAULO FERREIRA

Torre de Hanói: o espaço lúdico como intervenção psicopedagógica com alunos NEES
CRISTINA COELHO; ISABEL CAETANO; ALINE CAVALCANTI; CLAUDIO BASTOS; EVANDRO RODRIGUES

Um ponto de continuidade mediante o uso do Winplot em uma perspectiva semiótica
Mª MARGARETE FARIAS; ROSANA MISKULIN

C. Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais
A competência numa prática com robots: Um projeto no 1º CEB
SÓNIA MARTINS

A formação continuada de professores com a utilização das redes e mídias sociais: Relato de experiência
DEISE CHOTI; CARLOS FONTANINI

A robótica educativa no ensino da programação
GENI GOMES; PAULA ABRANTES

A tecnologia a serviço da formação continuada de profissionais da rede estadual de ensino na Bahia, Brasil
SIMONE COITE; JACIRA CAMARA; CLÉLIA CAPANEMA; GABRIELA PIMENTEL; SANDRA MENEZES

Análise de interações estabelecidas num fórum de aprendizagem do curso de violência e gestão de conflitos na escola
MARIA VIEIRA; JOÃO SILVA; ANTÓNIO MENDES; Mª JOSÉ MARCELINO; Mª TERESA PESSOA

Aplicação de elementos de jogos numa plataforma de aprendizagem social
JORGE SIMÕES; ADEMAR AGUIAR; REBECA REDONDO; ANA VILAS

Aprendizagem colaborativa nas redes sociais: Novos olhares sobre a prática pedagógica
ADRIANA SOUZA; HENQRIQUE SCHNEIDER

As implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarém
ALFREDO OLIVEIRA; LUÍS TINOCA

Biblioteca escolar e web 2.0 – Questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da biblioteca
JOÃO PROENÇA

Comunidades de prática online: Que realidades?
Mª ANTONIETE ROCHA; ALDA PEREIRA

Congresso virtual no Second Life: Uma atividade imersiva na perspetiva de alunos do Mestrado em Pedagogia do e-learning
LAURIZA NASCIMENTO; Mª JOÃO SPILKER

Cyberbullying sobre os professores - Uma realidade escondida
JOSÉ ANTÓNIO PINTO DE MATOS; Mª JOÃO GOMES

Discursos de professores sobre as comunidades de prática no seu desenvolvimento profissional: Premissas, constrangimentos e motivações – análise de conteúdo
IDALINA JORGE

Educação Continuada: Contribuições das interações online em fóruns virtuais para a prática docente
FÁTIMA DIAS; NIELCE COSTA

Estudo da identidade docente em um fórum de formação continuada na UAB/UNB, Brasil
ANA PAULA CARLUCCI; MARIA GONZALEZ; JORGE CASTRO-TEJERINA

Experiência e aprendizagem em ambientes baseados em web-3d ciclo metaversiano de aprendizagem
LEONARDO SOARES; JACIRA CÂMARA; MARIA MORAES

Facebook, Física e Social Network Analysis
NEUZA PEDRO; CARLAS FERREIRA

Formação de professores em quadros interativos multimédia: Um estudo de caso no Centro de Formação de Associação de Escolas de Sousa Nascente
DANIELA GUIMARÃES; ANA AMÉLIA CARVALHO

Formação docente e práticas pedagógicas suportadas por quadros interativos multimédia
TERESA VASCONCELOS; J. ANTÓNIO MOREIRA

Jogo sério colaborativo para o ensino da programação a crianças
ADMILO RIBEIRO; ANTÓNIO COELHO; ADEMAR AGUIAR

Letramento digital como prerrogativa social: um estudo baseado nas sete competências de Bruce
ANA MÁRCIA PAIVA

Mapeando outras metodologias de pesquisa em educação: Compartilhamento viral no facebook
RODRIGO CASTRO; ANTONIELA MARTINS; MARCELA GOMES; MÔNICA BANDEIRA; ROSÁRIA SPEROTTO

Netfólios: Um estudo descritivo em contexto formativo
ARTUR RAMÍSIO

O amadurecimento metodológico e o uso das TICS: um estudo de caso com professores de física
CAROLINA SOUZA; ALESSANDRA ARANTES

O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa
MARIA DA GLÓRIA SANTOS; MARIA IVONE GASPAR

Os jovens e a web 2.0: uma conexão ou um mito?
JOANA VIANA

Redes sociais como espaços de representações, sociabilidades, conhecimento e arte nos pós-modernidade
LECI AUGUSTO

Redes sociais e Educação: O Facebook enquanto um espaço com potencialidades para o ensino superior de matemática?
ALEXSANDRO PAIXÃO; DIEGO ALMEIDA; ANDRÉ MAGALHÃES; DANTON FREITAS

Redes sociais e Escola: Antagonismo ou convergência?
VERA MONTEIRO; ALDA PEREIRA

Robótica Educativa/Pedagógica na Era Digital
JOÃO D'ABREU; JOSUÉ RAMOS; LUIZ MIRISOLA; NÚBIA BERNARDI

Sapo Campus: Uma plataforma da web social para contextos educativos
CARLOS SANTOS; LUÍS PEDRO; SARA ALMEIDA

Schoooools.com: Um ambiente de aprendizagem social e colaborativo para o ensino básico
ADEMAR AGUIAR; ANA FERREIRA; GONÇALO SILVA; LUÍS CRUZ; MARTINA SIMICIC; PATRÍCIA RANITO

Site de redes sociais: Interações entre estudantes do ensino médio
RODRIGO CASTRO; ROSÁRIA SPEROTTO; ANTONIELA MARTINS

Sobre o uso das redes sociais no ambiente escolar: Twitter, um questionamento a propósito da possibilidade de interação no ensino/ aprendizagem
RODRIGO CASTRO; CAROLINA BARROS; ANA MARIA COSTA; CRISTIANE ARAÚJO

Tecnologia e Educação: A aprendizagem 3d em sala de aula
ANA LÚCIA GOMES

TIC’s em disciplinas de graduação presencial numa Universidade Pública Brasileira – Relato de experiência
ELIANA BENFATTI; RITA STANO; CARLOS GOMES; SANDRA ÁVILA; GIOVANNI GUIMARÃES; JÚLIO MORENO; LUCIANA BRASIL

Um ambiente online de supervisão pedagógica criado na rede social Facebook – A presença social e a presença cognitiva
CONCEIÇÃO GOMES; TERESA PESSOA

Um focus group em webconferência
JOSÉ SANTOS; CELESTINA SILVA

Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling
DIANA OLIVEIRA; SUSANA FERREIRA; HONORINA CELESTINO; SANDRA FERREIRA; PAULA ABRANTES

D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais
A Tecnologia da Informação e Comunicação: Acessos à História e Filosofia, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Experimentando diálogos
NEWTON FRAGA; RENATO DA SILVA; DAYANNE KAULING; JEREMIAS DA COSTA |SÉRGIO CAMARGO; LAURO SAMOJEDEN

A utilização das TIC no ensino das escolas públicas: Refletindo sobre fatores que influenciam seu uso
ROZANE ALVES; DANIELA MATTOS; CLAUDETE MARTINS; LOURDES SANTOS

Ações desenvolvidas no curso de formação do professor de matemática para atuação com as tecnologias da informação e comunicação
ROSA PAULO; ANA JAHN; TÂNIA LACAZ

Ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada a distância de professores: Relato de uma experiência
FABIANE FRUET; MIGUEL ALFREDO ORTH; JANETE OTTE; MARCUS NEVES

Diários Digitais: Contributos para uma prática da docência reflexiva
PAULO GOMES; JACINTA MOREIRA

Efeitos do nível de interatividade num recurso educativo digital - diferenças na satisfação e na aprendizagem
JÚLIA TOMAZ

Explorando a criatividade para o aprendizado: Um relato de experiência no curso técnico em informática do LFMS
OLAVO JUNIOR; LUIZ LOMBA; CLAUDIO SANAVRIA

Formação de professores na utilização de LMS: Proposta de um modelo em blended-learning
MARIA IDALINA SANTOS; ANA AMÉLIA CARVALHO

Gameout: O uso de “Gamification” para favorecer a imersão em diversos espaços pedagógicos no ensino superior
PAULA CAROLEI

Innovación disruptiva para un aprendizaje por proyectos con la web 2.0
LOURDES VILLALUSTRE

Literacia digital e literacia da informação - Competências de uma Era Digital
ANA LOUREIRO; DINA ROCHA

O desenho de estratégias de trabalho com TIC com base no conhecimento de professores experientes: O caso das artes
FERNANDO ALBUQUERQUE COSTA; CARLA RODRIGUEZ

O uso de tecnologias digitais contribuindo para a formação de professores de matemática da educação básica brasileira
FÁTIMA DIAS; IDALISE BAGÉ

Olhares de uma formação de professores suportada pelo qimterativo
ANA Mª MACHADO; JOANA ESTEVES; SARA CRUZ

Os reflexos da formação de professores na integração de um computador por aluno nas práticas pedagógicas em uma escola pública de São Paulo: A percepção dos docentes
VALÉRIA WECKELMANN

The use of IBSE as a tool for the development of teachers’ curriculum: Challenges and opportunities offered by LOTC institutions
Mª AMÉLIA MARTINS-LOUÇÃO; GISELA GAIO-OLIVEIRA; ANA BARATA; NUNO CARVALHO

Voluntariado em rede: formação a distância com recurso às aplicações Google +
ANA MIRANDA; ANABELA FERREIRA; ISABEL SANTOS; JANINA EYCKMANN; VÂNIA PONTE; LIA RAQUEL OLIVEIRA

What kind of interaction is accomplished during the construction of a Wiki?
BIANOR VALENTE; PAULO MAURÍCIO; ANA TEODORO

E. E-learning e aplicações educativas emergentes
A acessibilidade, a arquitetura de informação, a interação homem máquina e a usabilidade aplicadas às plataformas e-learning do serviço nacional de saúde
NUNO DOMINGUINHOS

A comunicação em diferentes ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação de professores: limites e potencialidades
LUCIANE BERTINI; REGINALDO CARNEIRO

A concepção de um objeto educacional para o ensino de transformações químicas
DANIELA SILVA; SILVIA BERTAGNOLLI; PATRÍCIA HÜBLER; JOSÉ DEL PINO

A formação docente com a utilização das TICS mediada pedagogicamente por meio da modalidade EAD na proposta de um paradigma da complexidade
KARINA RODRIGUES; DEISE CHOTI

A formação online de educadores: Quantidade e qualidade
SILENE KUIN

A influência das experiências subjetivas na formação acadêmica sob a perspetiva dos alunos a distância
ALESSANDRA SILVA; SANDRA VIANA

A IPTV aplicada à entrega de conteúdo em ensino a distância: Reduzindo as distâncias no ensino em engenharia elétrica
MARCOS AZAMBUJA; JOSÉ GRIMONI

A pesquisa sobre didática nos cursos na modalidade educação a distância: Tendências e lacunas
NANCI CARDIM; SÓNIA SANTOS; DOMINIQUE MACIEL

A presença da afetividade na educação matemática dentro do ciberespaço: Um estudo na formação de pedagogos
AMANDA BURNHAM

A Utilização da plataforma moodle no reconhecimento de competências a distância: Colaboração e satisfação dos utilizadores
PEDRO FÉLIX; CÉLIA MAGALHÃES; RUI SANTOS; VERA FONSECA

A visualização cartográfica como auxílio na análise de dados em ambientes virtuais de aprendizagem utilizando o sistema Mapper
KLAUS JUNIOR; GABRIEL JEREZ; ALISSON CARMO; DENISE ALBUQUERQUE; DANIELLE SANTOS

Ambiente de apoio ao ensino presencial: Um estudo sobre a utilização das ferramentas em uma Universidade Federal
IRIS PIMENTA; ANATÁLIA RAMOS; APUENA GOMES; MIGUEL ANEZ

Ambientes educativos virtuales con interacción basada en realidad aumentada usando el wiimote
RENÉ LOBO; JONATAN GOMEZ; PABLO FIGUEROA

Angry Birds Rio: Interface lúdica e facilitadora do processo do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos
FILOMENA MOITA; ACHILES LUCIANO; ALINE COSTA

Aprendizagem em ambientes LMS - Estudo comparativo entre o grau de satisfação de alunos de ensino presencial e alunos de ensino online
CARLA OLIVEIRA; GUALTER FRANCO; NUNO DOROTEA; PEDRO MOITA; SÉRGIO CARVALHO; NEUZA PEDRO; SUSANA LEMOS

Avaliação da inserção regional no Estado do Piauí da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil do Colégio Agrícola de Floriano da Universidade Federal do Piauí obtida com o auxílio da plataforma de apoio ao ensino e à aprendizagem
JOSÉ JÚNIOR; SIDCLAY MAIA; LOPES OST

Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: Uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas
PAULO BRANCO; REGINA CANELAS; RUI SOARES; LÚCIA POMBO; Mª JOÃO LOUREIRO

Conhecimento distribuído com a web 2.0: Perceções de docentes em relação a uma ação de formação em regime de blended-learning
OSCAR LEAL DOS SANTOS; IDALINA JORGE

Contributions of b-learning in the teaching of mathematics in engineering: An effective shared responsibility of students
DEOLINDA RASTEIRO; EMILIA BIGOTTE; CARLA FIDALGO

Dancelidoo: Uma ferramenta colaborativa de composição musical para crianças, por crianças
RICARDO GONÇALVES; PAULA ALEXANDRA SILVA; RUI MELO; ADEMAR AGUIAR

Digital Textbooks Platforms: Trends and Technologies
LUÍS FERNANDES

Discussão online no ensino superior: O papel dos fóruns na aprendizagem colaborativa
TERESA OLIVEIRA; LINA MORGADO

Dispositivos móveis em sala de aula: Uma revisão bibliográfica
DAVID SANTOS; ADOLFO DURAN; TERESINHA BURNHAM

Ensino a distância para a itinerância em Portugal:Práticas de estudo e representações dos alunos
FERNANDO ALBUQUERQUE COSTA; JOANA DIAS

Entorno personal de aprendizaje basado en un modelo de administración del conocimiento
CHADWICK ARELLANO; ELENA LEDESMA; SALVADOR BALLESTEROS

E-Portafolio y b-portafolio: Propuesta de evaluación innovadora para la educación virtual
INGRID GARCÍA CARREÑO

Fatores que motivam e influenciam estudantes de ciências contábeis a cursar uma pós-graduação a distância
ROMUALDO COLAUTO; BRUNA AVELINO; EDUARDO NASCIMENTO; JACQUELINE ALVES DA CUNHA; MÁRCIA DE LUCA

“Images of Britain and the British”- Um hiperdocumento de flexibilidade cognitiva para desenvolver a compreensão do texto escrito
Mª ISABEL ORTEGA; ANTÓNIO MOREIRA

Institucionalização da educação a distância no Brasil: Propostas e reflexões para um marco regulatório
KLAUS JÚNIOR; BRUNO NETO; DANIELLE DOS SANTOS; ELISA SCHLUNZEN

Investigando as potencialidades da educação a distância para a formação de professores de matemática
JULINANA PAULIN; ROSANA MISKULIN

Modelos de tutoria e a profissionalização do tutor virtual em cursos de pedagogia das instituições de ensino superior parceiras da universidade aberta do Brasil
FRANSCISNAINE OLIVEIRA

Motivações e constrangimentos dos professores do ensino superior para adotarem metodologias de ensino baseadas em e-learning
DOMINGOS MARTINHO; IDALINA JORGE

Navegando no universo da educação a distância e nas redes que a constituem: Dificuldade e possibilidades
CLAUDETE MARTINS; ANA PAULA MESCK; DANIELA MATTOS; LOURDES SANTOS; LUCIANE ARAÚJO; ROZANE ALVES

O aluno do ensino a distância em linha
IRENE TOMÉ; CÂNDIDA POMBO

O celular e o ensino de ondas na escola: Uma proposta preliminar
JEREMIAS COSTA; EDUARDO RENGEL

O computador portátil e o processo de reconstrução da prática do professor de matemática
Mª ELISABETE PRADO; ANA EIVAZIAN

O e-learning e as competências em TIC dos docentes do Instituto Pedagógico de Cabo Verde (IPCV)
JOÃO MOREIRA LOPES DOS SANTOS; BENTO SILVA

O ensino a distância em universidades ibero-americanas: Características básicas do processo ensino-aprendizagem e a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC)
GLADIS FLAVIANA

O fórum de EAD: Uma ferramenta de aprendizagem da língua inglesa
ERYCK SOUZA; MEIRE CELEDÔNIO

O teorema da equivalência da interação e o desenho de cenários para a educação online: Resultados preliminares
PEDRO CABRAL; ANTÓNIO QUINTAS-MENDES

O uso da web 2.0 em cursos de educação a distância: Criando novas possibilidades
MARILENE FERREIRA; MÁRCIA RESENDE

O uso de dispositivos móveis durante a aula: Análise de um recorte da realidade de universidades públicas do Brasil
DAVID SANTOS; ADOLFO DURAN; TERESINHA BURNHAM

Objetos de aprendizagem – Uma proposta de design pedagógico
ÂNGELO JESUS; Mª JOÃO GOMES; AGOSTINHO CRUZ

Organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning – Impactos
FILIPA SEABRA; SUSANA HENRIQUES

Os fatores que afetam a decisão dos estudantes do ensino superior ao escolherem cursos em regime de e-learning
DOMINGOS MARTINHO; IDALINA JORGE

Perceção da aprendizagem nas interações numa comunidade de b-learning: O caso do pdmmedu
SÂNNYA NUNES RODRIGUES; ANTÓNIO MOREIRA; ANA BALULA

Perspectivas de professores-alunos sobre a mediação pedagógica: um estudo de caso do curso de especialização tecnologias e educação
EUNICE CASTRO; GILDA CAMPOS

Portal da rede de bibliotecas de Tomar: Plataforma de apoio ao ensino e à aprendizagem
GRAÇA BARÃO; CÉLIO MARQUES; ANTÓNIO GODINHO

Práticas pedagógicas com recurso ao b-learning no ensino superior: (re) ação com ferramentas da web 2.0
Mª JUSTINA SILVANO; ANA SANTOS

Repensando a educação presencial e a distância no Brasil: Por uma educação tecnológica inclusiva
WELINTON SILVA

Revisão teórica dos estudos desenvolvidos em Portugal em torno da utilização das plataformas LMS em contexto escolar
PEDRO RODRIGUES

Simular: Um software educativo com técnicas de realidade aumentada para ensinar e aprender fenômenos físicos
FILOMENA MOITA; DOUGLAS FERREIRA

Social Network Analysis no ensino a distância: Metodologia de avaliação das dinâmicas estabelecidas
JOÃO GONÇALVES; NEUZA PEDRO

Teorias de aprendizagem e t-learning: Uma análise histórica da utilização da televisão em educação
PAULO BRANCO; MARIA BARBAS

Tutoria a distância no curso de licenciatura em educação física a experiência da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília
ROSANA AMARO

Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo
JOÃO PAZ

Uma perspetiva didático-pedagógica através da rede social para educação tecciencia
ANNA SCHWARZELMULLER; AMALEIDE LIMA; DÉBORA ABDALLA

Utilização da plataforma moodle na Escola EB 2, 3 S. João de Deus
RUI SANTOS

Websites de museus e o ensino da arte: A reprodutibilidade técnica das imagens possibilitando a “liberação” das obras de arte no ciberespaço como recurso pedagógico
SIMONE PORTON