Posters

 De autores com processo de inscrição regularizado e artigo respeitando o Guia de Estilo do Congresso.

A impressão dos Posters é da exclusiva responsabilidade dos autores. Os autores deverão trazer os posters e, no dia do Congresso, colocá-los nos espaços que lhes foram previamente destinados

 

A. Perspetivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos
A Aprendizagem Social, via Web 2.0, na Educação e Formação
MANUELA RODRIGUES; HURRYDEO BEEFUN

Ambientes de Aprendizagem com Cloud Computing: Uma visão sobre o conceito e a realidade portuguesa no Ensino Secundário
JOSÉ CRUZ; IDALINA JORGE

Contributos para a análise e compreensão do papel da Equipa PTE na Escola
ANA ISABEL TRIGACHEIRO PIRES

Implicações da Formação Continuada Docente para a Inclusão Digital na Escola Pública
ADRIANA RICHIT; BÁRBARA PASA; VALÉRIA LESSA; MAURI LUÍS TOMKELSKI; ANDRÉ SCHAEFFER; ANGÉLICA ROSSI

Integração Educativa das Tecnologias: A relevância dos Líderes Escolares
JOÃO PIEDADE; NEUZA PEDRO

La Familia en los Entornos Virtuales de Aprendizaje
SONIA PADILLA CURRA; ELISA RODRÍGUEZ GUTIÉRREZ; MIRIAM ÁLVAREZ LORENZO; MARÍA JOSÉ RODRIGO LÓPEZ

La relación entre el Escenario Educativo Familiar y el uso de Internet
ELISA RODRÍGUEZ GUTIÉRREZ; MÍRIAM ÁLVAREZ LORENZ; SONIA PADILLA CURRA; MARÍA JOSÉ RODRIGO LÓPEZ

Realidade das Escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário em Luanda (Angola) para a implementação das tecnologias Web 2.0
NLANDU MPAKA

Um Estudo Longitudinal sobre a influência da Formação nos índices de utilização efetiva das TIC e na Autoeficácia dos Professores
ANA SANTOS; NEUZA PEDRO

B. Projetos e práticas de integração curricular das tecnologias
A Escola na Blogsfera
JOANA ARRELARO; EMÍLO FIRMINO

As TIC na Formação do Professor de Educação Física: Registro de uma experiência Pessoal
JOÃO DA SILVEIRA GUIMARÃES; INGRID WIGGERS; JULIA LUETZ

Ensino Experimental das Ciências e Ambientes Virtuais de Aprendizagem num Projeto Interdisciplinar CTS
ANA PAULA SANTOS SANTOS; ANTÓNIO FERNANDES; BERTA BENHAJA; CRISTINA FERNANDES; CRISTINA NEVES; EURÍDICE ROCHA; PAULA FIDALGO; CONCEIÇÃO GOMES; ODETE BERNARDINO

Projeto Cineclube em uma Escola Pública de Juiz de Fora – Brasil
SERGIO GOMES; HELYON GUIMARÃES

C. Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais
O Robô Ajuda? Estudo do impacto do uso de Robótica Educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina de Aplicações Informáticas B
PAULO TORCATO

Uso da Plataforma Online do Projeto Rede de Apoio à Supervisão da Investigação e Desenvolvimento em Educação para fins de Investigação: Um estudo envolvendo estudantes de pós-graduação (2.º e 3.º Ciclos de Bolonha)
MARISA PAÇO; IDALINA JORGE; MARIA JOÃO LOUREIRO

D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais
A Formação Continuada para o uso pedagógico dos recursos da Web 2.0 por professores da Educação Básica: Uma análise da apropriação e suas implicações metodológicas
JAIR ROMÃO ALVES JÚNIOR; CLAUDIO ZARATE SANAVRIA; MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI

Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior
SUSANA LEMOS; NEUZA PEDRO

Comunidades de Investigação: Uma proposta de mudança da Formação Inicial
FILOMENA RODRIGUES

Itic: Um Projeto para contribuir para o aperfeiçoamento e embasamento do corpo de Professores do Programa Aprendizagem do Senac-ma no domínio da utilização das TIC
CLAUDIA MACHADO; MARIA JOÃO GOMES

Mediadores Tecnológicos e Formação de Professores. Cartografia de um caso frente aos desafios no contexto Amazônico
JUCIMARA CANTO GOMES

Projeto “viagens literárias”: Integração Curricular das TIC através da produção e utilização de recursos educativos digitais com o Google Earth – Contributos para análise das perceções dos docentes
TERESA POMBO

E. E-learning e aplicações educativas emergentes
A Utilização de uma metodologia de Blended Learning no ensino da informática a uma turma CEF do 3º Ciclo
SÓNIA RÉZIO; RITA CADIMA

Distance Rater-training Program do Improve Inter-rater Reliability in Medical Education
SHIH-LI TSAI

Evtux: Uma distribuição livre para as Escolas
JOSÉ RODRIGUES; ANTÓNIO MOREIRA

Formação de E-formadores: Estudo de Caso no Solar – Ambiente de Aprendizagem Online do Instituto Virtual
MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA FARIAS

LMS no Ensino Superior: Fatores de adoção e difusão
SOFIA BATISTA; NEUZA PEDRO; JOÃO FREITAS

O B-learning promovendo a Formação Contínua de Professores de Ciências no Âmbito do Projeto Europeu Profiles: Descrição da experiência portuguesa
CARLA MORAIS; JOÃO PAIVA; JOSÉ BARROS

O Saber Escutar como elemento na construção do planejamento de aulas na Educação a Distância
LOURDES HELENA RODRIGUES DOS SANTOS; CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS; DANIELA PEDRA MATTOS; ROZANE DA SILVEIRA ALVES

Reflexões sobre a Formação de Professores Tutores para o Ensino de Teatro à Distância
LUZIRENE DO REGO LEITE; KALINA LÍGIA DE ALMEIDA BORBA

Teaching Calculus using E-learning in a Moodle Platform
CRISTINA M.R. CARIDADE; MARIA DO CÉU FAULHABER; PAULO M. ROSA; PASCAL M. SILVA; NUNO S. BAETA

Um Estudo para a identificação das áreas de investigação em Educação a Distância/e-learning consideradas prioritárias em Portugal
DÉRCIO MARTINS; IDALINA JORGE

Um questionário sobre as atitudes dos Docentes do Ensino Superior em Portugal em relação ao e-learning
ESPERANÇA ALFAIATE; IDALINA JORGE

Weedu: Plataforma Web 2.0 como suporte de Ambientes Pessoais de Aprendizagem
ANA PARADA; CARLA MORAIS; JOÃO PAIVA