• Nota de Abertura
  • Encontro
  • Ficha Técnica
  • Organização
  • Participantes
  • Atas
  • Livro
  • Apoios

TOWARDS EDUCATION 2.0    |    EM DIREÇÃO À EDUCAÇÃO 2.0

O II Congresso sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, ticEDUCA2012, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi pensado sob a égide do movimento das comunidades educativas para a adoção das tecnologias digitais em todos os seus domínios de prática. E ao pensar em tecnologias digitais – desde os dispositivos móveis até às mil e uma aplicações para uma variedade de tarefas – surge como enorme desafio o mundo digital que atualmente a web 2.0 sustenta e o campo de possibilidades que se abre aos educadores e professores. É neste campo de possibilidades que a inovação constitui um vetor essencial a incluir nas atividades de utilização das tecnologias digitais na educação. Este movimento implica uma lógica de colaboração e diálogo entre os educadores e os especialistas das tecnologias digitais articulando esforços e intenções.

Inovar em educação e produzir inovação tem necessariamente um carácter transformativo das práticas educativas em todos os níveis e áreas científicas. Considerar a web 2.0 na produção de inovação é igualmente um desafio. Transportar a metáfora da web 2.0 para a educação e pensar a educação de uma forma prospetiva – fugindo à tentação de olhar apenas para o dia de hoje e de amanhã esquecendo o depois de amanhã – é talvez o maior desafio que temos. A web 2.0 é uma realidade. A educação 2.0 é uma aspiração.

É neste contexto que o Congresso ticEDUCA2012 coloca em discussão mais de três centenas de comunicações, simpósios e posters envolvendo cerca de 350 educadores, professores e profissionais de diversas áreas. É o esforço colocado pelos participantes na construção do congresso e a partilha que se dispuseram a realizar que garantem que podemos dizer que o ticEDUCA2012 constitui uma afirmação muito importante da comunidade de educadores, professores e investigadores no domínio das tecnologias digitais na educação.

 

João Filipe Matos

Coordenador da Área Currículo Didática e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

O contexto nacional e internacional de crise financeira generalizada e a necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas, quer  no que respeita à empregabilidade dos jovens quer à sustentabilidade das instituições, torna premente a criação de oportunidades de reflexão acerca da educação e das tecnologias.

Os processos de inovação em meios educativos, através da naturalização do uso das tecnologias, constituem um dos motores da transformação das instituições e dos espaços em que a educação se desenvolve.

Importa perceber, através da partilha da investigação neste domínio, o que têm sido e o que podem ser os contributos das tecnologias para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens quer em âmbito escolar quer em outros contextos não reconhecidos tradicionalmente como educativos.

Assumindo a relevância da reflexão e do pensamento estratégico no que respeita aos contributos das tecnologias para o desenvolvimento da educação numa visão prospetiva do desenvolvimento social, o II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2012 – adopta o tema Em direção à educação 2.0 e apresenta como principais objetivos:

  • Analisar práticas de inovação educativa com as tecnologias desenvolvidas em contextos formais e não formais;
  • Divulgar resultados da investigação no domínio da utilização das tecnologias na educação numa perspetiva de construção de novos problemas e novas linhas de investigação e desenvolvimento;
  • Contribuir para a identificação de domínios e áreas prioritárias de intervenção e de investigação como contributo para o desenvolvimento de agendas de ação com vista à renovação das perspectivas sobre as tecnologias na educação.

O Congresso ticEDUCA 2012 constitui um fórum de análise destinado a todos os profissionais de educação, educadores, professores, formadores e investigadores quer de instituições de educação e formação quer ligados a setores de educação de instituições de outra natureza, e estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.

 

Título

Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação

 

Organizadores

João Filipe Matos

Neuza Pedro

Ana Pedro

Pedro Patrocínio

João Piedade

Susana Lemos

 

Editor

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

ISBN: 978-989-96999-8-4

Lisboa - 2012

Coordenação da Comissão Organizadora

João Filipe Matos Universidade de Lisboa

 

Comissão Organizadora

Ana Catarina Nabeiro Universidade de Lisboa
Ana Mafalda Gonçalves Universidade de Lisboa
Ana Pedro Universidade de Lisboa
Fernando Albuquerque Costa Universidade de Lisboa
Francisco Neves Universidade de Lisboa
Guilhermina Miranda Universidade de Lisboa
Idalina Jorge Universidade de Lisboa
Isabel Chagas Universidade de Lisboa
João Piedade Universidade de Lisboa
Luana Wünsch Universidade de Lisboa
Luis Roque Universidade de Lisboa
Marta Ferreirinha Universidade de Lisboa
Neuza Pedro Universidade de Lisboa
Paula Abrantes Universidade de Lisboa
Pedro Cabral Universidade de Lisboa
Pedro Patrocínio Universidade de Lisboa
Pedro Reis Universidade de Lisboa
Rui Chorincas Universidade de Lisboa
Susana Lemos Universidade de Lisboa

 

Comissão Científica

Alda Pereira Universidade Aberta
Ana Amélia Carvalho Universidade de Coimbra
Antenor Rita Gomes Universidade do Estado de Bahia
António Andrade Universidade Católica Portuguesa
Antonio Bartolomé Universitat de Barcelona
António J. Osório Universidade do Minho
António José Mendes Universidade de Coimbra
António Moreira Universidade de Aveiro
António Quintas-Mendes Universidade Aberta
António Vieira de Castro Instituto Politécnico do Porto
Bento Silva Universidade do Minho
Carla Morais Universidade do Porto
Carlos Correia Universidade Nova de Lisboa
Clara Coutinho Universidade do Minho
Carlos Vaz de Carvalho Instituto Politécnico do Porto
Cristina Ponte Universidade Nova de Lisboa
Daniela Melaré Universidade Aberta
Elena Barberà Gregori Universitat Oberta de Catalunya
Fernando Ramos Universidade de Aveiro
Franscisco Javier Alvarez Rodríguez Universidad Autónoma de Aguascalientes
Filomena Maria Cordeiro Moita Universidade Estadual de Paraíba
Guilhermina Miranda Universidade de Lisboa
Helena Peralta Universidade de Lisboa
Idalina Jorge Universidade de Lisboa
Irene Tomé Universidade Nova de Lisboa
Isabel Cabrita Universidade de Aveiro
Isabel Chagas Universidade de Lisboa
Jaime Sánchez Universidad de Chile
Javier Murillo Universidad Autónoma de Madrid
João Correia de Freitas Universidade Nova de Lisboa
João Filipe Matos Universidade de Lisboa
João Paiva Universidade Porto
João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa
José Armando Valente Unicamp
José Lagarto Universidade Católica Portuguesa
José Luís Ramos Universidade de Évora
José Luís Rodriguez Illera Universitat de Barcelona
Julio Cabero Almenara Universidad de Sevilha
Lia Raquel Oliveira Universidade do Minho
Lina Morgado Universidade Aberta
Lúcia Amante Universidade Aberta
Luís Francisco Pedro Universidade Aveiro
Maria Altina Silva Ramos Universidade do Minho
Maria Augusta Nascimento Universidade de Coimbra
Maria da Graça Moreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Maria João Gomes Universidade do Minho
Maria João Loureiro Universidade de Aveiro
Maria José Loureiro Universidade de Aveiro
Miquel Àngel PratsFernandez Universitat Ramon Llull
Neuza Pedro Universidade de Lisboa
Paulo Dias Universidade Aberta
Tel Ariel Unicamp
Teresa Bettencourt Universidade de Aveiro
Teresa Pessoa Universidade de Coimbra
Tomás Patrocínio Universidade de Lisboa
Roberto Carneiro Universidade Católica Portuguesa
Rodrigo Garrido Universidad de La Frontera
Vani Kenski Uviversidade de São Paulo
Víctor Manuel Amar Rodriguez Universidad de Cádiz
Vitor Duarte Teodoro Universidade Nova de Lisboa
Xavier Carrera Universitat de Lleide

 

Num total de 455 participantes, entre convidados e membros das várias comissões, inscreveram-se no ticEDUCA2012:

Adelino Cândido Pimenta
Ademar Aguiar
Admilo Ribeiro
Adriana Alves Novais Souza
Adriana Mendonça dos Santos
Adriana Oliveira Bernardes
Adriana Richit
Ajayi Ojo Olarewaju
Albert Sangrá
Alda Pereira
Alessandra Lisboa da Silva
Alexandre Meneses Chagas
Alexsandro Figueiredo da Paixão
Alicio Rodrigues da Silva Neto
Alix Birche de Carvalho
Altina Ramos
Amaechi Clifford Ugochukwu
Amaleide Lima dos Santos
Amanda Marina Andrade Medeiros
Ana Amélia Carvalho
Ana Benavente
Ana Catarina Nabeiro
Ana Catarina Parada Gonçalves
Ana Cecília Jorge de Souza
Ana Isabel Bernardo
Ana Isabel Pires
Ana Loureiro
Ana Lúcia Gomes
Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues
Ana Mafalda Gonçalves
Ana Márcia Paiva
Ana Margarida dos Santos
Ana Maria Batista Eivazian
Ana Maria Bastos
Ana Maria Oliveira Machado
Ana Maria Rosa Marmeleira
Ana Melro
Ana Miranda
Ana Paula Carlucci
Ana Paula Santos
Ana Pedro
Ana Rosa Gonçalves
Ana Sofia de Carvalho Duarte
Anabela Almeida Ferreira
Anabela Lopes Lobato
André Ricardo Magalhães
Andriceli Richit
Ângelo de Jesus
Anna Schwarzelmüller
António Andrade
António Bartolomé
Antonio Chenoll Mora
António Dias de Figueiredo
António Emanuel Teixeira Freire
António j. Osório
António José Mendes
Antonio Matas Terrón
António Miguel da Costa Pinho
António Moreira
António Pedro Dias da Costa
António Quinta-Mendes
António Vieira de Castro
Apuena Vieira Gomes
Armando Damião Nunes Alves
Artur Pereira Ramísio
Berta Bemhaja
Bianor Valente
Camilla Almeida da Silva
Cândida Perpétua Carvalho Pombo
Carla Fidalgo
Carla Manuela Navio Dias
Carla Rodriguez
Carla Susana Lopes Morais
Carlos Fontanini
Carlos Correia
Carlos Fino
Carlos da Silva
Carlos Marcelo
Carolina Costa Cavalcanti
Carolina Fragoso Gonçalves
Cássia Rozária Souza
Celestina Maria Gomes e Silva
Celestino Magalhães
Célia da Conceição de Assis França
Cesar Bento De Freitas
Cezaltina Nanduva Kahuli
Chadwick Carreto Arellano
Clara Pereira Coutinho
Claudete Da Silva Lima Martins
Cláudia Candeias
Cláudia Cristina Da Silva Gomes
Claudia Machado
Claudio Zaraté Sanavria
Clelia de Freitas Capanema
Conceição Malhó Gomes
Cornélia Garrido De Sousa Castro
Cristina Isabel Conchinha Marcão
Cristina Maria Ribeiro Martins Pereira Caridade
Cristina Ponte
Daniela Eduarda Da Silva Guimarães
Daniela Graça
Daniela Melaré
Daniela Pedra Mattos
Daniela Rodrigues Da Silva
David Moises Barreto Dos Santos
Deise Maria Marques Choti
Dembele Malick
Denise Rosana Da Silva Moraes
Dércio Miguel Dos Santos Martins
Diana Filipa Rodrigues Oliveira
Diarra Mamady
Diego Góes Almeida
Dilma Lucy De Freitas
Diogo Santos
Domingos Santos Martinho
Dominique Gerardi
Dorcas Wanjiru
Doumbia Kabine
Edobor Adelabu Emmanuel
Ekhator Kingsley
Elba Rosa Gomez Barajas
Elena Barberá Gregori
Elhadji Ousmane Mahaman
Elisa Rodríguez Gutiérrez
Elisabete Cruz
Elisabete Fernandes Linhares
Elsa Maria Dos Santos Fernandes
Emília Maria Santiago Miranda
Esperança Maria Faria Alfaiate
Etienne wenger
Eunice de castro e silva
Fabiana Diniz Kurtz
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
Fabio Ericsson Mortari
Fabiola Bento Soares
Fátima Aparecida Da Silva Dias
Felipe Guilherme De Oliveira Melo
Fernanda Maria Pereira Freire
Fernando Albuquerque Costa
Fernando Ramos
Fideles Biombo Cá
Filipa Isabel Barreto De Seabra Borges
Filipa Isabel Franco Andrade
Filomena Do Rosário Alves Rodrigues
Filomena Maria Gonçalves Da Silva Cordeiro Moita
Firmo Carpinteiro Ferreira
Flaviana Dos Santos Silva
Flora Olga Mona
Franciele Corti
Francis Ehimua
Francisco Neves
Francisco Xavier Carrera Farran
Francisnaine Priscila Martins De Oliveira
Gabriela Sousa Rego Pimentel
Genci Berati
George França Dos Santos
Gilberto António
Gladis Falavigna
Gonçalo Augusto Gomes Simões
Graciela Sardo Menezes
Grete Jamissen
Guilherme Pompermayer Martins
Guilhermina Lobato Miranda
Helena Peralta
Helga Maria Rebelo Candeias
Heloisa Helena Oliveira De Magalhães Couto
Heloisa Paes De Barros Arruda
Helyon Lavinas Guimarães
Henriqueta De Freitas Casimiro Da Silva Costa
Hugo Eduardo Santos Leitão
Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro Jorge
Inês Filipa Coelho Pualino
Ingrid Del Valle García Carreño
Iracema Campos Cusati
Irene Tomé
Isabel Chagas
Isabel Maria Manso Ribeiro
Ishmael Gorkeh
Isolina Oliveira
Ivone Soares Leandro De Carvalho
Jacira da Silva Câmara
Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett
Jacqueline Veneroso Alves Da Cunha
Jaji Idris Ganiyu
Janet Carvalho Do Nascimento Chaves Neiva
Janete Araci Do Espirito Santo
Jaqueline Araújo Civardi
Jeany Pangilinan
Jeremias Ferreira Da Costa
Joana Cristina Machado Esteves
Joana D'arc Silvia Goudinho Arrelaro
Joana Martinho De Almeida Costa
Joana Viana
João Carlos De Matos Paiva
João Correia De Freitas
João da Silveira Guimarães
João Filipe Matos
João Manuel Nunes Piedade
João Miguel Pinto De São
João Moreira Lopes Dos Santos
João Nuno De Carvalho Gonçalves
João Paulo Da Silva Proença
João Paz
João Pedro Da Ponte
João Vilhete Viegas D'abreu
Jorge Simões
José Alberto Braga Rodrigues
José António De Oliveira Duarte
José António Fatela Dos Santos Cruz
José Antonio Pérez López
José António Pinto De Matos
José Barros
José Carlos Fernando Zacarias
José Carlos Guimarães Pacheco De Oliveira
José Francisco Cabeça Fanica
José Luís Pires Ramos
José Luís Rodriguez Illera
José Miguel Garrido Miranda
José Moura Carvalho
José Mota
José Reis Lagarto
José Rui Santos
José Valdemir Dos Reis Junior
José Vitor Pedroso
Josephine Topaguen
Joy Aniere
Jucimara Canto Gomes
Juliana Carolina Campos Monteiro
Juliana França Viol Paulin
Julio Cabero Almenara
Kalina Lígia De Almeida Borba
Karina Gomes Rodrigues
Karine Pinheiro De Souza
Katia Alexandra De Godoi
Katia Regina Pimentel Araújo
Klaus Schlunzen Junior
Leci Maria De Castro Augusto
Leonardo Humberto Soares
Lia Raquel Oliveira
Lina Morgado
Lourdes Helena Rodrigues Dos Santos
Lourdes Villalustre
Luanna Silva
Lúcia Amante
Luciana Cristina Cardoso
Luciana Silva Dos Santos
Luciane Collares Araújo
Luciane de Fatima Bertini
Luís Alvaro da Silva Fernandes
Luis Bruno Dos Santos Tavares
Luís Fernando Pinto Salema
Luís Filipe Rodrigues Borges Roque
Luís Francisco Pedro
Luís Miguel Dos Santos Noivo
Luís Tinoca
Luiz Fernando Delboni Lomba
Lurdes Evangelina Reis Couto Xambre
Luzirene Do Rego Leite
Mª do Céu Roldão
Mª José Loureiro
Mário Barroso Baía
Mário Rausch
Magna Raquel Teixeira Freire
Manuela Rodrigues
Márcia Andrade Almeida De Oliveira
Marco Alexandre Carvalho Bento
Marcos Jolbert Caceres Azambuja
Margaret Wanjiku Kibe
Margarida Alexandra Barros Neves
Margarida Maria Simões Lopes Loureiro
Maria Amélia Martins-Loução
Maria Angela De Oliveira Oliveira
Maria Antonieta Pereira Da Rocha
Maria Augusta Nascimento
Maria Auxiliadora De Almeida Farias
Maria Celeste Vieira
Maria D'aires Baltazar Sítima
Maria da Conceição Sousa Fernandes Carlos
Maria Da Glória Soares Lopes Dos Santos
Maria da Graça Barão Santos Costa
Maria da Graça Moreira
Maria da Luz Câmara Pestana
Maria de Lurdes Martins Da Costa Baptista Figueiredo
Maria de Lurdes Mesquita Coutinho De Almeida Milhano
Maria do Céu Pacheco De Amorim Faulhaber
Maria do Rosário Da Silva Rodrigues
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Maria Elizabeth Bianconcini De Almeida
Maria Filomena Pestana
Maria Helena Santos Vieira Felizardo
Maria Idalina Lourido Figueiredo Dos Santos
Maria Isabel Mendonça Orega
Maria Isabel Pereira Aleixo
Maria Ivone Gaspar
Maria João Duarte Pereira
Maria João Gomes
Maria João Loureiro
Maria João Rodrigues de Oliveira Lapo
Maria João Spilker
Maria José Broeiro Gonçalves
Maria José Loureiro
Maria José Vinha Alves Januário
Maria Julieta De Menezes Octávio
Maria Manuela Lameiras Varela
Maria Margarete Do Rosário Farias
Maria Paula Barbosa Silva
Maria Renata Da Cruz Duran
Maria Santana Santos
Maria Solange Da Silva
Maria Suzana Pimentel
Maria Teresa Pinheiro Martinho Marques
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Mariana Dos Santos Nascimento
Mariangela Braga Norte
Marika Fedtke
Marilene Andrade Ferreira Borges
Marileusa Guimarães De Souza
Mario Martínez García
Marley Maria Tedesco Radin
Marta Ferreirinha
Mauri Luís Tomkelski
Miquel Àngel Fernandez
Miriam Alvarez Lorenzo
Ms. Omololu taiwo onagbesan
Nanci Neves Cardim
Nancy Mwihaki Kanari
Nelson Studart
Nené Mendes
Neuza Pedro
Newton Fraga
Nlandu Mpaka
Nuno Albano
Nuno Dominguinhos
Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea
Oghogho Lucky Edobor
Okoye Amaka Sharon
Olaniyan Omolola Temilade
Olavo Jose Luiz Junior
Orimadegun Beegreat Wilson
Óscar Leal Dos Santos
Otoibhili Williams Ebosetale
Ottilia Marcacci Ribeiro Da Silva
Paloma Alinne Alves Rodrigues Ruas
Patricia Moreira Muniz Rosa
Paula Abrantes
Paula Alexandra Ramos Gonçalves
Paula Carolei
Paula Cristina Reis Lopes
Paula Peres
Paula Raquel Da Costa Campos Seixas
Paulo André Reis Duarte Branco
Paulo Dias
Paulo Filipe Ferreira Leite Ferreira
Paulo Jorge Nogueira Torcato
Paulo Jorge Oliveira Gomes
Paulo m. Faria
Pedro Barbosa Cabral
Pedro De Jesus Borges Rodrigues
Pedro Manuel Vicente Ramalho
Pedro Miguel Pimentel Félix
Pedro Nsiangengo
Pedro Patrocínio
Pedro Reis
Pinar Köseoglu
Gabriel Olusegun Jose
Raquel Crato
Regina Manuela Alves Canelas
Renato Pereira Da Silva
René Alejandro Lobo
Ricardo Filipe Teixeira Gonçalves
Richard Noss
Rita Brito
Rita Verenguer
Rita Stano
Robert Gucker
Roberto Carneiro
Rodrigo Fornalski Pedro
Rodrigo Inacio De Castro
Rodrigo Queiroz e Melo
Rogério Costa
Romualdo Douglas Coaluto
Ronald Dalawampu
Rosa Maria Mendes de Sousa Paulo
Rosa Monteiro Paulo
Rosana Amaro
Rosângela Formentini Caldas
Rosangela Lopes Lima
Rosária De Jesus Cardoso Heitor Alves
Rosicleide dos Santos
Rossana Ghilardi
Roxane de Abreu Nascimento
Roy Jose
Rozane da Silveira Alves
Rui Alberto Ramos Chorincas
Rui Manuel Antas Dos Santos
Rui Manuel Vieira Soares
Rute Baptista
Sandra Maria de Rezende Viana
Sandra Patrícia Marques Ribeiro
Sandra Regina dos Santos Menezes
Sandrina Carvalho Correia
Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
Sara Maria Alves da Cruz
Sassan Eshghi
Sebastião Hermenegildo Clodé
Sergio Pimentel Leite Gomes
Shih-Li Tsai
Shimo Sraman
Shirlayne De Lima Lopes
Sidnei Quezada Meireles Leite
Silene Kuin
Silvana Donadio Vilela Lemos
Simone De Souza Alves De Bona Porton
Simone Leal Souza Coitão
Soellyn Elene Bataliotti
Sofia Andreia Delgado Da Silva Batista
Sónia Maria Meneses Rézio
Sónia Matilde Pinto Correia Martins
Sonia Padilla Curra
Stefano Romeu Zeplin
Stella Maria Peixoto De Azevedo Pedrosa
Stephen Azigbo
Suelen Fernanda Machado
Sunday Agbuduwa
Susana Isabel Marques Lemos
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte
Telma Brito Rocha
Telma João Vasconcelos Mendonça
Teodora Saraiva Da Costa
Teresa Bettencourt
Teresa Laurentina Ferreira De Vasconcelos
Teresa Margarida Loureiro Cardoso
Teresa Paula Da Silva Fernandes
Teresa Pombo Pereira
Thais Lanutti Forcione
Ticiana Tréz
Tomás João
Tomás Patrocínio
Tricia Jenkins
Urânia Maria Gomes Palermo
Valdenice Leitão Da Silva
Vanessa Itacaramby Pardim
Vanessa Nunes Da Silva
Vanessa Somera
Vani Kenski
Vera Cristina Marques Da Cunha Monteiro
Vera Lucia Deps
Luciene Pinheiro de Souza
Victor Có
Vitor Duarte Teodoro
Wanderlei Sebastião Gabini
Wannise Lima
Welinton Baxto da Silva
Yisa Nurudeen Olalekan

Para consultar as comunicações e posters apresentados na Congresso é necessário um leitor de documentos em formato PDF - Adobe Reader ou Foxit PDF Reader

Nota de Abertura 20
   
Conferências Plenárias
Learning in Landscapes of Practice
Etienne Wenger
21
Aprendizagem on-line e qualidade no ensino superior
Albert Sangrà
22
Sete anos de pós-graduação em multimédia em educação na Universidade de Aveiro (2005 a 2012): Perspetivas de futuro
António Moreira
23
Learning the unlearnable: Teaching the unteachable
Richard Noss
24
   
Paineis
E-learning e novas abordagens virtuais ao conceito de educação
Maria João Gomes
25
Educação, Inovação e Tecnologias
João Filipe Matos
26
Tecnologias móveis, conteúdos abertos e direitos de autor
Neuza Pedro
29
Que currículo para o século XXI?
Fernando Albuquerque Costa
30
   
Simpósios
A Snapshot of Digital Storytelling in European Formal and Informal Education
Ana Boa-Ventura; Helena Lopes; Patricia Jenkins; Grete Jamissen; Darcy Alexandra; Sandra Ribeiro
32
Avaliação Online no Ensino Superior
Alda Pereira; Maria João Gomes; Isolina Oliveira; Luís Tinoca; Maria do Carmo Pinto; Cláudia Gomes
43
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal
Lúcia Amante; Maria João Gomes; Isolina Oliveira
45
Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Básico e Secundário
João Filipe Matos; Ana Pedro; Pedro Patrocínio; João Piedade; Gonçalo Simões; Maria Daires Sitima; Rosária Alves
67
Xle – Ecologias de Colaboração, Cooperação e Aprendizagem Online
José Mota; Maria Paula Silva; Paulo Simões; Maria João Spilker; João Paz
70
   

Perspetivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos

 
Comunicações
A formação de professores de matemática e o processo de apropriação colaborativa dos recursos da web 2.0
Cláudio Sanavria; Maria Morelatti
83
A formação de professores e a integração das TIC no currículo: com que formadores?
Mª Helena Felizardo; Fernando Albuquerque Costa
93
A integração curricular das TIC no sistema de ensino em moçambique: iniciativas em curso
Gilberto António; Clara Coutinho
108
A integração das mulheres nos cursos de construção civil: um estudo etnográfico no CENFIC
Ana Duarte; Anabela Lobato; César Moreira; Eduardo Teixeira; Pedro Garcia
125
A integração das TIC pelos professores do 1º CEB, do concelho de Vila Real
Ana Mª Bastos; Joaquim Escola
145
A linguagem utilizada nas redes sociais e sua interferência na escrita tradicional: um estudo com adolescentes brasileiros
Vera Lúcia Deps; Luciene Souza
163
A produção e construção de vídeo-caso em hipertexto (vch) na educação matemática: possibilidades de contribuições para a formação inicial e continuada de professores de matemática
Adelino Pimenta; Rómulo Lins
181
A sistematização da aprendizagem em ambientes virtuais: potencialidades de um modelo de ensino
Mª de Lurdes Figueiredo; Deolinda Barbosa; Mª Ângela Silva
190
A telessaúde no brasil e no estado do amazonas como facilitador de conhecimento em saúde
Cassia Souza; Jacqueline Sachett; Luciane Lima
207
Abordagens educacionais e desenvolvimento de recursos educativos digitais para o ensino da matemática
Filipe Melo; José Amorim; Bruna Barros
216
Análise da integração da tecnologia em instituições de ensino superior através da gestão do conhecimento: Projeto UNINTERA
Rosângela Caldas
237
Análise inicial da recontextualização da prática pedagógica do professor por meio do uso do laptop educacional em sala de aula
Katia Godoi; Flaviana Silva
252
Aprender sem papel - criação e implementação de uma disciplina digital
Magna Freire; José Lagarto
263
As possíveis inter-relações das redes comunicativas – blogs – e das comunidades de prática no processo de formação
Maria Ângela Oliveira; Rosana Miskulin
279
As tecnologias móveis no ensino da multimédia
Sandrina Correia; Maria João Pereira; Luís Raminhos; Maria Jesus Ferreira
299
As tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa: um estudo exploratório no CENFIC
Anabela Lobato; Neuza Pedro
318
As tecnologias numa escola pública rural: Um desafio pedagógico
Daniela Mattos
334
Aspetos epistemológicos das tecnologias de informação e comunicação e o ensino e aprendizagem da matemática
Juliana Paulin
347
Avaliação da perceção dos formandos sobre o software webQDA
Dayse Neri de Souza; António Pedro Costa; Francislê Neri de Souza
365
Concepções sobre ensino de cálculo diferencial e integral, geometria e tecnologias digitais: como o professor experimenta uma nova prática utilizando tecnologias
Andriceli Richit; Adriana Richit
377
Contributos do uso do e-portefólio para a mudança de paradigma de avaliação em educação e formação de adultos
Carla Dias; Lia Oliveira; Mª Palmira Alves
393
Das teorias pré-tecnológicas às abordagens colaborativas
Cláudia Machado; Mª Auxiliadora Farias
409
De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura
Paulo Faria; Altina Ramos; Ádila Faria
419
Dificuldades na aprendizagem da programação no ensino profissional - perspetiva dos alunos
Geni Gomes; Joana Martinho Costa; Martine Bernardo; Fernando Matos; Paula Abrantes
438
Disposiciones para innovar con tic en la docencia universtaria: creencias de profesores de carreras de pedagogía
Jose Miranda
449
E depois do PTE? A incorporação da componente pedagógica do plano tecnológico de educação – alguns dados preliminares
Susana Gonçalves Duarte; Glória Bastos
464
Educação para os media no jardim-de-infância: a utilização do computador
Filipa Andrade
479
Em busca de inovações curriculares: Recontextualizações do programa um computador por aluno numa escola pública do sul do Brasil
Fernando Sossai; Geovana Mendes; Gabriele Silva
500
Escola e tecnologia: um olhar discursivo sobre essa complexa relação
Fernanda Freire
513
Formação continuada de professores e prática pedagógica com tecnologias: enlaces emergentes
Adriana Richit
534
Generalización del aprendizaje en ambientes virtuales: una revisión de los principios teóricos desde una perspectiva cognitiva
António Matas; Miguel Ballesteros
551
Integração educativa das tecnologias: a relevância dos líderes (Diretores) escolares
João Piedade; Neuza Pedro
565
Introducing international standarts in teaching informatics in the 7th, 8th and 9th grade in Albania
Genci Berati
577
La actualización de los docentes de educación básica a través de la aplicación y uso de las TIC
José António López
591
La educación 2.0 desde la perspectiva de la relación pedagógica
Franciele Corti; Cristina Alonso Cano
600
La regulación de los padres y madres sobre el uso de internet de sus hijos e hijas
Miriam Lorenzo; Maria Lopez; Sonia Curra; Elisa Gutierrez
611
Longe da vista, perto da validação? As tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
Pedro Félix; Idalina Jorge
625
Mapper: Um sistema de apoio à tomada de decisão pedagógica para um ambiente virtual de aprendizagem
Sidnei Sousa; Klaus Júnior; Elisa Schlünzen
642
Modalidad de enseñanza universitaria y uso de internet. estudio en una muestra iberoamerica
José Manuel Rios; Elba Barajas; Mario García
670
Nem tudo são “links”: observações da formação docente no ensino técnico, ao uso das tecnologias de informação
Carolina Barros
685
Novas tecnologias, educação a distância e formação de professores na Universidade Estadual do Maranhão
Vanessa Da Silva; Denis Passos; Isabel Pereira
704
Novas tecnologias, velhas atitudes, práticas antigas
Flávio Carvalho; Jaqueline Civardi
719
O adestramento wittgensteiniano como possibilidade pedagógica frente às incertezas do construtivismo
Carolina Gonçalves; Júlio Esteves; Lenilson Santos
737
O ensino de química aliado ao lúdico numa pedagogia empreendedora
Janet Neiva; Rita Stano; Luciende Nogueira
747
O paradigma interpessoal em ambiente virtual de aprendizagem
Maria José Januário; Ana Carlos; Marta Gomes
758
O programa um computador por aluno (prouca) no discurso de professores brasileiros da rede pública
Stella Pedrosa; Tito Tortori
774
O trabalho do professor, tecnologias e os géneros multissemióticos: da construção de modelos didáticos a sequências de ensino
Márcia Oliveira
790
O uso da educação online na pós-graduação stricto sensu brasileira: o caso do mestrado semipresencial em gestão e avaliação da educação pública
Vanessa Pardim; Emerson Maccari
806
O uso das TIC, a formação docente e o ensino de ciências
Wanderlei Gabini; Renato Diniz
91
Opiniões e intenções de futuros educadores de infância/professores sobre a integração das TIC na sua prática profissional
Rita Brito
845
Os potenciais da comunidade virtual de aprendizagem e os cenários educacionais no século XXI
Alício Neto
862
Políticas públicas brasileiras para formação inicial e continuada de professores de matemática para o uso das TIC
Ana Silva; Jaqueline Civardi
876
Reflexões sobre a reforma curricular na Universidade São Tomás de Moçambique
Ernesto Mandlate
890
Relação dos estagiários e seus orientadores com as tic: um estudo realizado no ano letivo 2011/2012 no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde
Adriana Santos; Mª João Gomes
902
Repositórios digitais educacionais: Uma nova perspectiva para articular as tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem
Paloma Rodrigues; Mª Inês Rodrigues
921
Sobre os usos do computador magalhães pelos alunos
Joana Viana; Pedro Silva; Conceição Coelho; Conceição Fernandes
930
Tecnologias de Informação e Comunicação para o enriquecimento no ensino/aprendizagem
Cristina Caridade
945
Tecnologias móveis com conexão sem fio na escola e a organização do trabalho pedagógico
George dos Santos; Mª Elizabeth Almeida; Marilene Ferreira; Valdirene De Jesus
961
Tecnologias no ensino como forma de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional
Alix Birche de Carvalho; Thais Lanutti Forcione; Mariana dos Santos Nascimento; Guilherme Pompermayer Martins
977
Telecurso TEC – Educação Técnica e Qualificação Profissional: Uma experiência exitosa em educação pública a distância Brasil
Juçara Santos; Lídia Souza; Cesar Freitas
988
Tempo para aprender
Roxane Nascimento
997
Twitter como alternativa para o ensino de língua portuguesa
Karine Castelano; Jefferson Balduino; Janete Espírito Santo; Jaqueline Almeida
1012
Uso de tecnologias na prática docente: um estudo de caso no contexto de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro
Janete Araci do Espírito Santo; Karine Lôbo Castelano; Jaqueline Maria de Almeida
1023
Uso do blog na escola: Recurso didático ou objeto de divulgação?
Jaqueline Almeida; Karine Castelano; Janete Espírito Santo; Carlos Souza; Eliana Luquetti
1032
   
Posters
A Aprendizagem Social, via Web 2.0, na Educação e Formação
Manuela Rodrigues; Hurrydeo Beefun
1052
Ambientes de Aprendizagem com Cloud Computing: Uma visão sobre o conceito e a realidade portuguesa no Ensino Secundário
José Cruz; Idalina Jorge
1059
Contributos para a análise e compreensão do papel da Equipa PTE na Escola
Ana Isabel Trigacheiro Pires
1066
Implicações da Formação Continuada Docente para a Inclusão Digital na Escola Pública
Adriana Richit; Bárbara Pasa; Valéria Lessa; Mauri Luís Tomkelski; André Schaeffer; Angélica Rossi
1081
Integração Educativa das Tecnologias: A relevância dos Líderes Escolares
João Piedade; Neuza Pedro
1086
La Familia en los Entornos Virtuales de Aprendizaje
Sonia Padilla Curra; Elisa Rodríguez Gutiérrez; Miriam Álvarez Lorenzo; María José Rodrigo López
1092
La relación entre el Escenario Educativo Familiar y el uso de Internet
Elisa Rodríguez Gutiérrez; Míriam Álvarez Lorenz; Sonia Padilla Curra; María José Rodrigo López
1098
Realidade das Escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário em Luanda (Angola) para a implementação das tecnologias Web2.0
Nlandu Mpaka
1104
Um Estudo Longitudinal sobre a influência da Formação nos índices de utilização efetiva das TIC e na Autoeficácia dos Professores
Ana Santos; Neuza Pedro
1113
   

Projetos e práticas de integração curricular das tecnologias

 
Comunicações
A atividade de blogging no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores: Um estudo exploratório
Susana Henriques; Isolina Oliveira
1120
A coordenação motora em parceria com a web 2.0
Fabíola Soares; Ana Cecília Souza
1141
A formação do pedagogo para o uso das tecnologias: Uma análise de diferentes currículos
Deise Choti; Nara Pasinato
1151
A inclusão digital das pessoas mais velhas
Fábio Mortari; Carlos Ferreira
1167
A invisibilidade dos ecrãs e a inclusão escolar de alunos com dificuldades visuais: Breve reflexão teórica
Ana Melro; João Castilho
1184
A utilização do computador e internet por idosos
Rita Brito
1195
Análise estatística da percepção de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre os efeitos das tecnologias na promoção do conhecimento
Ivone Soares; Leandro de Carvalho
1208
Aprendizagem, arte e educação: Uma experiência pedagógica na educação a distância
Eliana Benfatti; Denise Gonçalves; Rita Stano
1222
Aprendizaje a través de redes sociales: Una experiencia en modalidad stricto sensu
Jose López
1236
As TIC na promoção do envolvimento familiar em contexto socioeconómico desfavorecido
Ticiana Tréz; António Moreira; Rui Vieira
1254
Atividades interdisciplinares no curso técnico em manutenção e suporte em informática (modalidade proeja) a partir do uso da plataforma Arduíno
Luiz Lomba; Olavo Júnior; Cláudio Sanavria
1266
Avaliação da usabilidade do protótipo multimédia “alfa e beta”
Marco Bento; José Lencastre
1274
Avaliação/intervenção via jogos educativos eletrônicos com alunos NEES
Cristina Coelho; Claudio Bastos; Aline Cavalcanti; Isabel Caetano; Evandro Rodrigues
1298
Blog no ensino da psicologia da educação: reconfiguração das mediações
Lúcia Lehmann; Cristina Coelho; Rosângela Lima
1313
Caminhos percorridos na construção de objetos de aprendizagem: Um estudo de caso
Karine Souza; Bento Silva
1330
Capacitação de professores de língua inglesa das escolas públicas do Estado de São Paulo em ambiente virtual
Mariangela Braga Norte
1348
Como é a agência distribuída entre alunos, professores e robots?
Elsa Fernandes
1368
Contributos para o estudo das TIC como área de formação transdisciplinar
Elisabete Cruz; Fernando Albuquerque Costa
1384
Criação de um protótipo educativo multimédia integrado num projeto de formação em e-learning num estabelecimento prisional
Celestino Magalhães; Carlos Guimarães
1402
Curriculum e novos media na educação em línguas
Luís Salema; Teresa Cardoso
1425
Desbravando os carboidratos: Jogo interativo sobre bioquímica de carboidratos
Denise Heidrich; Graciela Menezes; José Angotti; Maria Figueiredo; Juliet Sugai; Regina Antônio; Juliano Regis
1443
Diferenciação curricular em ambiente online: uma abordagem para o desenvolvimento da aprendizagem das ciências no ensino básico
Berta Bemhaja
1455
Digital Natural History repositories and tools for Inquiry-based Education
Raquel Barata; Inês Paulino; Bruno Ribeiro; Fernando Serralheiro| Luís Filipe Lopes; Maria Judite Alves
1468
Digital Storytelling nas aulas de Geografia: Um estudo com alunos do 10.º ano
Armando Nunes Alves, Clara Pereira Coutinho
1484
Discussões de controvérsias sociocientíficas com recurso à plataforma moodle
José Fanica; Pedro Reis
1498
EBOOK – primeiro olhar sobre a construção de um dispositivo pedagógico no ensino/aprendizagem da biologia e geologia
Paula Gonçalves; Jacinta Moreira
1515
El aprendizaje interfocal: una aproximación multilineal de la adquisición en contextos de aprendizaje online y multimedia
António Mora
1537
Estratégias de avaliação digital num curso de formação de professores
Teresa Fernandes; Luís Tinoca
1547
Jovens professores no contexto da prática e as TIC
Heloísa Couto
1565
Lego Mindstorms: Um estudo com utentes com Paralisia Cerebral
Cristina Isabel Conchinha
1581
Limites, possibilidades e potencialidades das redes de apoio a implantação da cultura das TIC em cursos de formação de professores
André Magalhães; Valnice Paiva
1594
O ensino de software aplicado à automação industrial utilizando a aprendizagem baseada em problemas: Relato de desenvolvimento no ensino profissionalizante do Campus
Stefano Romeu Zeplin; Jeferson Luiz Curzel
1607
Novas abordagens curriculares: uso e funções do vídeo em pesquisa de sala de aula
Iracema Cusati
1619
Novas abordagens na formação de professores. Projectos de escola como contextos de formação TIC
Ana Gonçalves
1628
O computador portátil na escola pública e o projeto de gestão integrada da tecnologia – PROGITEC
Maria Almeida; Maria Prado; Maria Assis
1645
O ensino de diagramas através da gráfica digital: Análise e experimentação do processo de representação em uma prática de PETER EISENMAN
Carolina Barros
1659
O papel das novas tecnologias para a aprendizagem autónoma e a criação de conhecimento com base em pedagogias construtivistas na disciplina de Economia A
Ana Luísa Rodrigues
1677
O presente digital: O uso de podcasts e de showcasts
Ana Maria Marmeleira; Ana Maria
1693
O primeiro ano do projecto de robótica educativa
Ana Gonçalves; Carlos Gonçalves
1704
O redimensionamento da escola e da prática docente no cenário da cultura digital
Luciana Santos
1720
O twitter e sua hipertextualidade na educação informal o twitter e sua hipertextualidade na educação informal
Alexandre Chagas; Ronaldo Linhares
1736
O uso das tecnologias de informação e comunicação pela terceira idade
Rozane Alves; Josias Pereira; Marley Radin; Rosária Sperotto
1752
O uso das tecnologias no ensino das ciências: resultados preliminares de um estudo no âmbito de cursos de natureza profissionalizante
Henrique Costa; Isolina Oliveira
1765
O uso das TIC’S na arquitetura: Integrando conceitos, arquitetura e meios digitais
Carolina Barros
1783
Objetos de aprendizagem interativos: análise do desempenho dos alunos de ciências
Ivan Pagnossin; Carolina Costa Cavalcanti; Roberta Soledade; Gil da Costa Marques
1795
Os blogues: Uma ferramenta tecnológica para discutir questões sócio-científicas e sócio-ambientais
Elisabete Linhares; Pedro Reis
1815
Percepção de docentes sobre características dos alunos adolescentes na sociedade digital
Heloísa Arruda
1830
Projeto um computador por aluno em uma escola no Brasil
Silvana Lemos
1841
“Quando o computador trabalha pensa-se na cabeça”: Representações de crianças em idade pré-escolar
Elisabete Cruz; Rita Brito
1850
Recursos digitais e ambientes exteriores à sala de aula: Um exemplo de integração no ensino curricular da geologia
Rui Soares; Dorinda Rebelo; Lúcia Pombo; Luís Marques; Nilza Costa
1866
Robots numa prática escola
Paula Lopes
1889
Tecnologia educacional para o ensino de ciências
Alessandra Arantes; Carolina Souza; Savana Diegues; Nelson Stdart
1900
Tecnologias da informação e comunicação e a educação; Percepção e valorização interdisciplinar
Renato Da Silva; Newton Fraga; Dayanne Kauling; Jeremias Da Costa; Sérgio Camargo; Lauro Samojeden
1909
Tecnologias para desenvolver o pensamento algébrico
José Duarte
1927
The use of mobile technology in education
Luís Noivo; Paulo Ferreira
1944
Torre de Hanói: o espaço lúdico como intervenção psicopedagógica com alunos NEES
Cristina Coelho; Isabel Caetano; Aline Cavalcanti; Claudio Bastos; Evandro Rodrigues
1954
Um ponto de continuidade mediante o uso do Winplot em uma perspectiva semiótica
Mª Margarete Farias; Rosana Miskulin
1973
   
Posters
A Escola na Blogsfera
Joana Arrelaro; Emílo Firmino
1991
As TIC na Formação do Professor de Educação Física: Registro de uma experiência Pessoal
João da Silveira Guimarães; Ingrid Wiggers; Julia Luetz
1998
Ensino Experimental das Ciências e Ambientes Virtuais de Aprendizagem num Projeto Interdisciplinar CTS
Ana Paula Santos Santos; António Fernandes; Berta Benhaja; Cristina Fernandes; Cristina Neves; Eurídice Rocha; Paula Fidalgo; Conceição Gomes; Odete Bernardino
2004
Projeto Cineclube em uma Escola Pública de Juiz de Fora – Brasil
Sergio Gomes; Helyon Guimarães
2010
   

Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais

 
Comunicações
A competência numa prática com robots: Um projeto no 1º CEB
Sónia Martins
2016
A formação continuada de professores com a utilização das redes e mídias sociais: Relato de experiência
Deise Choti; Carlos Fontanini
2026
A robótica educativa no ensino da programação
Geni Gomes; Paula Abrantes
2039
A tecnologia a serviço da formação continuada de profissionais da rede estadual de ensino na Bahia, Brasil
Simone Coite; Jacira Camara; Clélia Capanema; Gabriela Pimentel; Sandra Menezes
2056
Análise de interações estabelecidas num fórum de aprendizagem do curso de violência e gestão de conflitos na escola
Maria Vieira; João Silva; António Mendes; Mª José Marcelino; Mª Teresa Pessoa
2072
Aplicação de elementos de jogos numa plataforma de aprendizagem social
Jorge Simões; Ademar Aguiar; Rebeca Redondo; Ana Vilas
2092
Aprendizagem colaborativa nas redes sociais: Novos olhares sobre a prática pedagógica
Adriana Souza; Henqrique Schneider
2100
As implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarém
Alfredo Oliveira; Luís Tinoca
2112
Biblioteca escolar e web 2.0 – Questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da biblioteca
João Proença
2130
Comunidades de prática online: Que realidades?
Mª Antoniete Rocha; Alda Pereira
2150
Congresso virtual no Second Life: Uma atividade imersiva na perspetiva de alunos do Mestrado em Pedagogia do e-learning
Lauriza Nascimento; Mª João Spilker
2160
Cyberbullying sobre os professores - Uma realidade escondida
José António Pinto de Matos; Mª João Gomes
2178
Discursos de professores sobre as comunidades de prática no seu desenvolvimento profissional: Premissas, constrangimentos e motivações – Análise de conteúdo
Idalina Jorge
2196
Educação Continuada: Contribuições das interações online em fóruns virtuais para a prática docente
Fátima Dias; Nielce Costa
2216
Estudo da identidade docente em um fórum de formação continuada na UAB/UNB, Brasil
Ana Paula Carlucci; Maria Gonzalez; Jorge Castro-Tejerina
2228
Experiência e aprendizagem em ambientes baseados em web-3d ciclo metaversiano de aprendizagem
Leonardo Soares; Jacira Câmara; Maria Moraes
2240
Facebook, Física e Social Network Analysis
Neuza Pedro; Carlas Ferreira
2261
Formação de professores em quadros interativos multimédia: Um estudo de caso no Centro de Formação de Associação de Escolas de Sousa Nascente
Daniela Guimarães; Ana Amélia Carvalho
2280
Formação docente e práticas pedagógicas suportadas por quadros interativos multimédia
Teresa Vasconcelos; J. António Moreira
2296
Jogo sério colaborativo para o ensino da programação a crianças
Admilo Ribeiro; António Coelho; Ademar Aguiar
2316
Letramento digital como prerrogativa social: um estudo baseado nas sete competências de Bruce
Ana Márcia Paiva
2323
Mapeando outras metodologias de pesquisa em educação: Compartilhamento viral no facebook
Rodrigo Castro; Antoniela Martins; Marcela Gomes; Mônica Bandeira; Rosária Sperotto
2350
Netfólios: Um estudo descritivo em contexto formativo
Artur Ramísio
2361
O amadurecimento metodológico e o uso das TICS: um estudo de caso com professores de física
Carolina Souza; Alessandra Arantes
2372
O blogue como ferramenta auxiliar na aprendizagem colaborativa
Maria da Glória Santos; Maria Ivone Gaspar
2382
Os jovens e a web 2.0: uma conexão ou um mito?
Joana Viana
2400
Redes sociais como espaços de representações, sociabilidades, conhecimento e arte nos pós-modernidade
Leci Augusto
2410
Redes sociais e Educação: O Facebook enquanto um espaço com potencialidades para o ensino superior de matemática?
Alexsandro Paixão; Diego Almeida; André Magalhães; Danton Freitas
2423
Redes sociais e Escola: Antagonismo ou convergência?
Vera Monteiro; Alda Pereira
2436
Robótica Educativa/Pedagógica na Era Digital
João D'Abreu; Josué Ramos; Luiz Mirisola; Núbia Bernardi
2449
Sapo Campus: Uma plataforma da web social para contextos educativos
Carlos Santos; Luís Pedro; Sara Almeida
2466
Schoooools.com: Um ambiente de aprendizagem social e colaborativo para o ensino básico
Ademar Aguiar; Ana Ferreira; Gonçalo Silva; Luís Cruz; Martina Simicic; Patrícia Ranito
2482
Site de redes sociais: Interações entre estudantes do ensino médio
Rodrigo Castro; Rosária Sperotto; Antoniela Martins
2487
Sobre o uso das redes sociais no ambiente escolar: Twitter, um questionamento a propósito da possibilidade de interação no ensino/ aprendizagem
Rodrigo Castro; Carolina Barros; Ana Maria Costa; Cristiane Araújo
2499
Tecnologia e Educação: A aprendizagem 3D em sala de aula
Ana Lúcia Gomes
2508
TIC’s em disciplinas de graduação presencial numa Universidade Pública Brasileira – Relato de experiência
Eliana Benfatti; Rita Stano; Carlos Gomes; Sandra Ávila; Giovanni Guimarães; Júlio Moreno; Luciana Brasil
2518
Um ambiente online de supervisão pedagógica criado na rede social Facebook – A presença social e a presença cognitiva
Conceição Gomes; Teresa Pessoa
2532
Um focus group em webconferência
José Santos; Celestina Silva
2551
Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling
Diana Oliveira; Susana Ferreira; Honorina Celestino; Sandra Ferreira; Paula Abrantes
2567
   
Posters
O Robô Ajuda? Estudo do impacto do uso de Robótica Educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina de Aplicações Informáticas B
Paulo Torcato
2578
Uso da Plataforma Online do Projeto Rede de Apoio à Supervisão da Investigação e Desenvolvimento em Educação para fins de Investigação: Um estudo envolvendo estudantes de pós-graduação (2.º e 3.º Ciclos de Bolonha)
Marisa Paço; Idalina Jorge; Maria João Loureiro
2584
   

Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais

Comunicações
A Tecnologia da Informação e Comunicação: Acessos à História e Filosofia, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Experimentando diálogos
Newton Fraga; Renato da Silva; Dayanne Kauling; Jeremias da Costa; Sérgio Camargo; Lauro Samojeden
2591
A utilização das TIC no ensino das escolas públicas: Refletindo sobre fatores que influenciam seu uso
Rozane Alves; Daniela Mattos; Claudete Martins; Lourdes Santos
2600
Ações desenvolvidas no curso de formação do professor de matemática para atuação com as tecnologias da informação e comunicação
Rosa Paulo; Ana Jahn; Tânia Lacaz
2611
Ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada a distância de professores: Relato de uma experiência
Fabiane Fruet; Miguel Alfredo Orth; Janete Otte; Marcus Neves
2629
Diários Digitais: Contributos para uma prática da docência reflexiva
Paulo Gomes; Jacinta Moreira
2642
Efeitos do nível de interatividade num recurso educativo digital - diferenças na satisfação e na aprendizagem
Júlia Tomaz
2654
Explorando a criatividade para o aprendizado: Um relato de experiência no curso técnico em informática do LFMS
Olavo Junior; Luiz Lomba; Claudio Sanavria
2676
Formação de professores na utilização de LMS: Proposta de um modelo em blended-learning
Maria Idalina Santos; Ana Amélia Carvalho
2687
Gameout: O uso de “Gamification” para favorecer a imersão em diversos espaços pedagógicos no ensino superior
Paula Carolei
2704
Innovación disruptiva para un aprendizaje por proyectos con la web 2.0
Lourdes Villalustre
2715
Literacia digital e literacia da informação - Competências de uma Era Digital
Ana Loureiro; Dina Rocha
2726
O desenho de estratégias de trabalho com TIC com base no conhecimento de professores experientes: O caso das artes
Fernando Albuquerque Costa; Carla Rodriguez
2739
O uso de tecnologias digitais contribuindo para a formação de professores de matemática da educação básica brasileira
Fátima Dias; Idalise Bagé
2753
Olhares de uma formação de professores suportada pelo qimterativo
Ana Mª Machado; Joana Esteves; Sara Cruz
2769
Os reflexos da formação de professores na integração de um computador por aluno nas práticas pedagógicas em uma escola pública de São Paulo: A percepção dos docentes
Valéria Weckelmann
2786
The use of IBSE as a tool for the development of teachers’ curriculum: Challenges and opportunities offered by LOTC institutions
Mª Amélia Martins-Loução; Gisela Gaio-Oliveira; Ana Barata; Nuno Carvalho
2803
Voluntariado em rede: formação a distância com recurso às aplicações Google +
Ana Miranda; Anabela Ferreira; Isabel Santos; Janina Eyckmann; Vânia Ponte; Lia Raquel Oliveira
2811
What kind of interaction is accomplished during the construction of a Wiki?
Bianor Valente; Paulo Maurício; Ana Teodoro
2820
   
Posters
A Formação Continuada para o uso pedagógico dos recursos da Web 2.0 por professores da Educação Básica: Uma análise da apropriação e suas implicações metodológicas
Jair Romão Alves Júnior; Claudio Zarate Sanavria; Maria Raquel Miotto Morelatti
2834
Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior
Susana Lemos; Neuza Pedro
2839
Comunidades de Investigação: Uma proposta de mudança da Formação Inicial
Filomena Rodrigues
2845
Itic: Um Projeto para contribuir para o aperfeiçoamento e embasamento do corpo de Professores do Programa Aprendizagem do Senac-ma no domínio da utilização das TIC
Claudia Machado; Maria João Gomes
2851
Mediadores Tecnológicos e Formação de Professores. Cartografia de um caso frente aos desafios no contexto Amazônico
Jucimara Canto Gomes
2857
Projeto “viagens literárias”: Integração Curricular das TIC através da produção e utilização de recursos educativos digitais com o Google Earth – Contributos para análise das perceções dos docentes
Teresa Pombo
2862
 

E-learning e aplicações educativas emergentes

Comunicações
A acessibilidade, a arquitetura de informação, a interação homem máquina e a usabilidade aplicadas às plataformas e-learning do serviço nacional de saúde
Nuno Dominguinhos
2872
A comunicação em diferentes ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação de professores: limites e potencialidades
Luciane Bertini; Reginaldo Carneiro
2886
A concepção de um objeto educacional para o ensino de transformações químicas
Daniela Silva; Silvia Bertagnolli; Patrícia Hübler; José Del Pino
2904
A formação docente com a utilização das TICS mediada pedagogicamente por meio da modalidade EAD na proposta de um paradigma da complexidade
Karina Rodrigues; Deise Choti
2920
A formação online de educadores: Quantidade e qualidade
Silene Kuin
2934
A influência das experiências subjetivas na formação acadêmica sob a perspetiva dos alunos a distância
Alessandra Silva; Sandra Viana
2951
A IPTV aplicada à entrega de conteúdo em ensino a distância: Reduzindo as distâncias no ensino em engenharia elétrica
Marcos Azambuja; José Grimoni
2962
A pesquisa sobre didática nos cursos na modalidade educação a distância: Tendências e lacunas
Nanci Cardim; Sónia Santos; Dominique Maciel
2973
A presença da afetividade na educação matemática dentro do ciberespaço: Um estudo na formação de pedagogos
Amanda Burnham
2991
A Utilização da plataforma moodle no reconhecimento de competências a distância: Colaboração e satisfação dos utilizadores
Pedro Félix; Célia Magalhães; Rui Santos; Vera Fonseca
3007
A visualização cartográfica como auxílio na análise de dados em ambientes virtuais de aprendizagem utilizando o sistema Mapper
Klaus Junior; Gabriel Jerez; Alisson Carmo; Denise Albuquerque; Danielle Santos
3032
Ambiente de apoio ao ensino presencial: Um estudo sobre a utilização das ferramentas em uma Universidade Federal
Iris Pimenta; Anatália Ramos; Apuena Gomes; Miguel Anez
3049
Ambientes educativos virtuales con interacción basada en realidad aumentada usando el wiimote
René Lobo; Jonatan Gomez; Pablo Figueroa
3066
Angry Birds Rio: Interface lúdica e facilitadora do processo do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos
Filomena Moita; Achiles Luciano; Aline Costa
3079
Aprendizagem em ambientes LMS - Estudo comparativo entre o grau de satisfação de alunos de ensino presencial e alunos de ensino online
Carla Oliveira; Gualter Franco; Nuno Dorotea; Pedro Moita; Sérgio Carvalho; Neuza Pedro; Susana Lemos
3091
Avaliação da inserção regional no Estado do Piauí da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil do Colégio Agrícola de Floriano da Universidade Federal do Piauí obtida com o auxílio da plataforma de apoio ao ensino e à aprendizagem
José Júnior; Sidclay Maia; Lopes Ost
3114
Avaliação para a aprendizagem em educação a distância: Uma revisão integrativa de estudos sobre a utilização de e-rubricas
Paulo Branco; Regina Canelas; Rui Soares; Lúcia Pombo; Mª João Loureiro
3127
Conhecimento distribuído com a web 2.0: Perceções de docentes em relação a uma ação de formação em regime de blended-learning
Oscar Leal dos Santos; Idalina Jorge
3145
Contributions of b-learning in the teaching of mathematics in engineering: An effective shared responsibility of students
Deolinda Rasteiro; Emilia Bigotte; Carla Fidalgo
3144
Dancelidoo: Uma ferramenta colaborativa de composição musical para crianças, por crianças
Ricardo Gonçalves; Paula Alexandra Silva; Rui Melo; Ademar Aguiar
3184
Digital Textbooks Platforms: Trends and Technologies
Luís Fernandes
3191
Discussão online no ensino superior: O papel dos fóruns na aprendizagem colaborativa
Teresa Oliveira; Lina Morgado
3212
Dispositivos móveis em sala de aula: Uma revisão bibliográfica
David Santos; Adolfo Duran; Teresinha Burnham
3222
Ensino a distância para a itinerância em Portugal: Práticas de estudo e representações dos alunos
Fernando Albuquerque Costa; Joana Dias
3224
Entorno personal de aprendizaje basado en un modelo de administración del conocimiento
Chadwick Arellano; Elena Ledesma; Salvador Ballesteros
3253
E-Portafolio y b-portafolio: Propuesta de evaluación innovadora para la educación virtual
Ingrid García Carreño
3270
Fatores que motivam e influenciam estudantes de ciências contábeis a cursar uma pós-graduação a distância
Romualdo Colauto; Bruna Avelino; Eduardo Nascimento; Jacqueline Alves da Cunha; Márcia de Luca
3292
Institucionalização da educação a distância no Brasil: Propostas e reflexões para um marco regulatório
Klaus Júnior; Bruno Neto; Danielle dos Santos; Elisa Schlunzen
3312
“Images of Britain and the British”- Um hiperdocumento de flexibilidade cognitiva para desenvolver a compreensão do texto escrito
Mª Isabel Ortega; António Moreira
3325
Investigando as potencialidades da educação a distância para a formação de professores de matemática
Julinana Paulin; Rosana Miskulin
3343
Modelos de tutoria e a profissionalização do tutor virtual em cursos de pedagogia das instituições de ensino superior parceiras da universidade aberta do Brasil
Franscisnaine Oliveira
3354
Motivações e constrangimentos dos professores do ensino superior para adotarem metodologias de ensino baseadas em e-learning
Domingos Martinho; Idalina Jorge
3365
Navegando no universo da educação a distância e nas redes que a constituem: Dificuldade e possibilidades
Claudete Martins; Ana Paula Mesck; Daniela Mattos; Lourdes Santos; Luciane Araújo; Rozane Alves
3378
O aluno do ensino a distância em linha
Irene Tomé; Cândida Pombo
3389
O celular e o ensino de ondas na escola: Uma proposta preliminar
Jeremias Costa; Eduardo Rengel
3420
O computador portátil e o processo de reconstrução da prática do professor de matemática
Mª Elisabete Prado; Ana Eivazian
3438
O e-learning e as competências em TIC dos docentes do Instituto Pedagógico de Cabo Verde (IPCV)
João Moreira Lopes dos Santos; Bento Silva
3453
O ensino a distância em universidades ibero-americanas: Características básicas do processo ensino-aprendizagem e a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Gladis Flaviana
3464
O fórum de EAD: Uma ferramenta de aprendizagem da língua inglesa
Eryck Souza; Meire Celedônio
3482
O teorema da equivalência da interação e o desenho de cenários para a educação online: Resultados preliminares
Pedro Cabral; António Quintas-Mendes
3497
O uso da web 2.0 em cursos de educação a distância: Criando novas possibilidades
Marilene Ferreira; Márcia Resende
3518
O uso de dispositivos móveis durante a aula: Análise de um recorte da realidade de universidades públicas do Brasil
David Santos; Adolfo Duran; Teresinha Burnham
3357
Objetos de aprendizagem – Uma proposta de design pedagógico
Ângelo Jesus; Mª João Gomes; Agostinho Cruz
3359
Organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning – Impactos
Filipa Seabra; Susana Henriques
3584
Os fatores que afetam a decisão dos estudantes do ensino superior ao escolherem cursos em regime de e-learning
Domingos Martinho; Idalina Jorge
3603
Perceção da aprendizagem nas interações numa comunidade de b-learning: O caso do pdmmedu
Sânnya Nunes Rodrigues; António Moreira; Ana Balula
3618
Perspectivas de professores-alunos sobre a mediação pedagógica: um estudo de caso do curso de especialização tecnologias e educação
Eunice Castro; Gilda Campos
3631
Portal da rede de bibliotecas de Tomar: Plataforma de apoio ao ensino e à aprendizagem
Graça Barão; Célio Marques; António Godinho
3643
Práticas pedagógicas com recurso ao b-learning no ensino superior: (re) ação com ferramentas da web 2.0
Mª Justina Silvano; Ana Santos
3892
Repensando a educação presencial e a distância no Brasil: Por uma educação tecnológica inclusiva
Welinton Silva
3657
Revisão teórica dos estudos desenvolvidos em Portugal em torno da utilização das plataformas LMS em contexto escolar
Pedro Rodrigues
3671
Simular: Um software educativo com técnicas de realidade aumentada para ensinar e aprender fenômenos físicos
Filomena Moita; Douglas Ferreira
3686
Social Network Analysis no ensino a distância: Metodologia de avaliação das dinâmicas estabelecidas
João Gonçalves; Neuza Pedro
3703
Teorias de aprendizagem e t-learning: Uma análise histórica da utilização da televisão em educação
Paulo Branco; Maria Barbas
3715
Tutoria a distância no curso de licenciatura em educação física a experiência da Universidade Aberta do Brasil na Universidade de Brasília
Rosana Amaro
3733
Uma experiência de docência online de uma turma de grandes dimensões usando o modelo colaborativo
João Paz
3745
Uma perspetiva didático-pedagógica através da rede social para educação tecciencia
Anna Schwarzelmuller; Amaleide Lima; Débora Abdalla
3763
Utilização da plataforma moodle na Escola EB 2, 3 S. João de Deus
Rui Santos
3782
Websites de museus e o ensino da arte: A reprodutibilidade técnica das imagens possibilitando a “liberação” das obras de arte no ciberespaço como recurso pedagógico
Simone Porton
3798
   
Posters
A Utilização de uma metodologia de Blended Learning no ensino da informática a uma turma CEF do 3º Ciclo
Sónia Rézio; Rita Cadima
3815
Distance Rater-training Program do Improve Inter-rater Reliability in Medical Education
Shih-Li Tsai
3823
Evtux: Uma distribuição livre para as Escolas
José Rodrigues; António Moreira
3828
Formação de E-formadores: Estudo de Caso no Solar – Ambiente de Aprendizagem Online do Instituto Virtual
Maria Auxiliadora de Almeida Farias
3835
LMS no Ensino Superior: Fatores de adoção e difusão
Sofia Batista; Neuza Pedro; João Freitas
3842
O B-learning promovendo a Formação Contínua de Professores de Ciências no Âmbito do Projeto Europeu Profiles: Descrição da experiência portuguesa
Carla Morais; João Paiva; José Barros
3849
O Saber Escutar como elemento na construção do planejamento de aulas na Educação a Distância
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos; Claudete da Silva Lima Martins; Daniela Pedra Mattos; Rozane da Silveira Alves
3855
Reflexões sobre a Formação de Professores Tutores para o Ensino de Teatro à Distância
Luzirene do Rego Leite; Kalina Lígia de Almeida Borba
2862
Teaching Calculus using E-learning in a Moodle Platform
Cristina M.R. Caridade; Maria do Céu Faulhaber; Paulo M. Rosa; Pascal M. Silva; Nuno S. Baeta
3868
Um Estudo para a identificação das áreas de investigação em Educação a Distância/e-learning consideradas prioritárias em Portugal
Dércio Martins; Idalina Jorge
3873
Um questionário sobre as atitudes dos Docentes do Ensino Superior em Portugal em relação ao e-learning
Esperança Alfaiate; Idalina Jorge
2880
Weedu: Plataforma Web 2.0 como suporte de Ambientes Pessoais de Aprendizagem
Ana Parada; Carla Morais; João Paiva
3886