te2018.png
Voltar ao programa
Sessões Paralelas I - 5ª (17:30 - 19:00)
     
Artigos Longos
Sala ID Título Autor(es)
Sala 1 35 Mapeamento sistemático das estratégias de gamificação aplicadas a educação: primeiros apontamentos Fernando Pimentel; Maria Viana; Elizandra Rodrigues
66 A programação de computadores como processo metacognitivo: uma experiência na escola de hackers Fernanda Batistela; Adriano Teixeira; Ana Pereira; Gabriel Liks
81 Avaliação dos níveis de desenvolvimento cognitivo de estudantes de segundo grau da rede pública de ensino Karen Borges; Maria Castilho; Léa Fagundes
140 Explorando o ensino de programação de computadores nas séries finais do ensino fundamental Milene Giaretta; Adriano Teixeira; Gabriel Licks
Sala 2 122 A simbiose entre o método tradicionalista e o método moderno Paulo Lemos; Júlio Rocha; Dora Soares; Adriana Carvalho
143 Presentes em documentos oficiais, ausentes na formação docente: indícios acerca de um esvaziamento teórico envolvendo TIC e a formação de professores no Brasil Fabiana Kurtz; Rosana Vargas; Rafaela Moura; Denilson Silva
149 As inovações no ensino superior: concepções docentes Rejane Freitas; Giselle Ferreira
231 Evolutionary models and trends in european educational systems: the impact of ICT Filomena Pestana; Teresa Cardoso
Sala 3 42 Jogos digitais como objetos de aprendizagem para a educação profissional em radiologia Marcelo Celestino; Vânia Valente
65 Análise das ações de tutores e cursistas em ambiente virtual de aprendizagem no curso de especialização mídias na educação Cláudia Pereira; Daniela Pereira; Elmara Souza
85 A introdução da nintendo Wii® em atividades de educação física na educação Tânia Santos; Henrique Gil; Samuel Honório
176 Ressignificação de produtos notáveis: utilizando o Scratch para explorar o pensamento computacional Marcelo Souza; Alex Zacharias; Solange Gimenes
Sala 4 109 Um estudo acerca da mediação na tutoria a distância na educação superior Dayane Batista; Fátima Dias; Samira Silva
104 Educação aberta e digital: princípios educativos do modelo pedagógico virtual UFRB Ariston Cardoso; Adilson Santos; Eniel Santo; José António Moreira
159 Pólos da unidade de e-learning e inovação pedagógica do politécnico do Porto: uma questão de proximidade Paula Peres; Armando Silva; Angelo Jesus; Lino Oliveira
228 Pedagogia musical online: um estudo sobre escolha do curso de música a distância no ensino superior Fernanda Torres
Sala 5 118 Sapo Campus: usos e potencialidades na formação contínua de professores Inês Araújo; Carlos Santos
168 Saberes constituídos com o Geogebra em duas ações colaborativas de formação continuada Maria Teresa Zampieri; Sueli Javaroni
181 Formação continuada dos professores mediada pelas tecnologias digitais Otávio Borges; Nadia Borges; Marcia Alves; Katia Brito
216 Formação continuada de professores e cibercultura: desenvolvendo competências para o letramento digital Dione Lima; Roni Ferreira; Patrícia Silva
Sala 6 39 As interconexões das tecnologias digitais entre a escola e estudantes Valdirene Bredow; Maristani Zamperetti
114 Cyberbullying: a reprodução do ciclo de agressão online e a influência das experiência precedente em estudantes universitários brasileiros Sidclay Souza; Elaine Fernandez; Ana Veiga Simão
179 Atendimento educacional especializado: uma análise sobre o uso das tecnologias assistivas Andréia Leandro; Edilene Valeriano; Giovani Lunardi
209 Cyberbullying: os motivos por detrás das agressões online na perspetiva das vítimas e agressores do Brasil e Portugal. Sidclay Souza; Ana Veiga Simão; Paula Ferreira; Elaine Fernandez
Sala 7 26 Integração curricular de uma Wiki no ensino da biologia Rui Soares; Lúcia Pombo
41 Alice inanimada: tradução de literatura digital em contexto educativo Ana Maria Machado; Ana Aguilar Alice Matsuda
74 O Facebook como recurso pedagógico: novas possibilidades de aprendizagens Katielle Oliveira; Luciane Corte Real
78 O vídeo didático: algumas percepções da prática docente inseridas entre a matemáica acadêmica e a matemática escolar Sandro Silva; Sueli Javaroni
Artigos Curtos
Sala ID Título Autor(es)
Sala 9 14 Realidade virtual, realidade aumentada e educação: uma pesquisa exploratória Marco Guimarães; Stella Pedrosa
36 Autoria online, numa perspectiva multirreferencial na plataforma de aprendizagem virtual da universidade aberta de Portugal Jasete Pereira; Ana Nobre; Anamelea Pinto
92 Ferramentas Web 2.0 para desenvolver competências em língua inglesa no ensino superior – perspetiva dos estudantes Laura Chagas; Neuza Pedro
225 O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação musical através da prática coral: um "estado do conhecimento" Eldom Soares dos Santos
Sala 10 52 Internet das Coisas em educação – uma proposta de integração Filipe T. Moreira; Mario Vairinhos; Fernando Ramos
43 Breve análise sobre o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem para a educação profissional em radiologia Marcelo Celestino; Vânia Valente
48 Contribuição das TIC na melhoria da aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais: proposta de abordagem ao sistema de ensino português segundo uma metodologia comparada Maria do Rosário Quelhas; Helena Mesquita
175 The impact of e-health teaching for medical students: a literature review Raul Melo; Patrícia Cavalcante
213 Perspectivas com a utilização do tablet nas aulas de música do ensino médio Francisco Castro Júnior; Paulo Marins