te2018.png
Voltar ao programa
Sessões Paralelas II - 6ª (16:30 - 18:00)
     
Artigos Longos
Sala ID Título Autor(es)
Sala 1 67 Professores e alunos do século XXI: os desafios para uma educação inovadora em um contexto tecnológico Adriana Santos; Cristiano Garcia; Adriano Teixeira; Gabriel Licks
132 TIC no ensino de literatura: contribuições para uma abordagem reflexiva sobre novas perspectivas Patrícia Fonseca; Amanda Silva; João Bottentuit Junior
133 O uso do aplicativo Kahoot! como possibilidade para o ensino de história Amanda Silva; Patrícia Fonseca; João Bottentuit Junior
161 Aprendizagem da língua inglesa com tablets 1:1: um estudo com alunos com necessidades educativas especiais Sílvia Couvaneiro; Neuza Pedro
Sala 2 23 Tecnologias digitais móveis na prátiva do professor que ensina matemática: um olhar na perspectiva do Tpack Maria Prado; Ângélica Silva; Maria Pinheiro; Ana Eivazian
60 A utilização de recursos educativos digitais na escola do século xxi: novos paradigmas? novos desafios… ou uma nova ética? Carlos Gaspar; João Cunha; Joaquim Faustino; Luís Ambrósio; Henrique Gil
105 A aprendizagem dos conceitos de acontecimentos disjuntos e complementares com recurso ao Geogebra Guilhermo Montes; Ana Henriques
218 Um olhar sobre o uso dos dados na gestão escolar municipal de juiz de fora: o caso do Sislame Carla Lima
Sala 3 11 A utilização do telemóvel em contextos educativos: representações de alunos e de professores João Carrega; Maria Oria; João ruivo
22 Tablet infantis: análise e avaliação de tecnologias móveis para bebês e crianças Rafaela Melo
125 Tecnologias digitais e app learning na era da mobilidade: potencialidades para a formação inicial de professores Simone Lucena
162 Ddesign de um cenário de aprendizagem com TIC e dispositivos móveis Luiza Carravetta
Sala 4 121 Recursos educativos digitais e produção de material didático no ensino de línguas para fins específicos Elizabeth Silva; Perla Berwanger; João Bottentuit Junior
221 O olhar dos interagentes no processo de ensino e aprendizagem musical via webconferência no curso de licenciatura em música a distância da UnB Vanessa Jardim; Paulo Marins
241 Desenho de cursos online a partir do teorema de equivalência de interação Pedro Cabral
Sala 5 94 Artigos sobre jogos publicados nas conferências ticEDUCA, Challenges e EJML: que categorias de atuação e qual a produção relativa a desenho de jogos por alunos? Ana Martins; Lia Oliveira
131 Escape classroom: design de escape games em espaços escolares Paula Carolei; Gabriel Bruno; Henrique Evangelista
195 Gamificação numa plataforma social académica: impacto na aprendizagem social em Educação a Distância Fernando Saraiva; Lina Morgado; Vítor Rocio
215 Scratch no contexto do ensino e aprendizagem: uma breve análise de pesquisas na área Aline Silva; Fermin Montané
Sala 6 160 Uma revisão de literatura sobre o uso de softwares de correção automática: um olhar para o ensino de física Dioni Pastorio; Josemar Alves; Francis Centenaro
229 Mapa: uma ferramenta estratégica e inovadora para produção de artigos científicos Karinne Araújo; Sammara Feitosa
232 Avaliação formativa com recurso às TIC como facilitador de aprendizagens de economia Ana Gomes; Ana Luísa Rodrigues
237 Desenho conceptual de plataforma digital adaptativa para avaliação formativa Nuno Dorotea
Sala 7 111 Vídeos didáticos: uma experiência com geometria plana em EaD Rozane Alves; Thais Grutzmann
134 Ensino a distância: relato de experiência de um curso de adaptação cultural Lerso Quintero; Luiz Corcini; Paula Faustino; Sónia Mateus
180 Dizeres docentes: os enfrentamentos da formação à distância Nadia Borges; Venancio Junior
198 Formação aberta e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileiros Maria Angélica Costa; Lina Morgado
Sala 9 141 Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação: recursos e ferramentas para formação e atuação de coordenadores de polo de educação a distância Vivian Alves; Maria Menezes; 
155 Inovações no desenho de MOOC em contexto de desenvolvimento profissional de professores Bruno Gonçalves; António José Menezes
191 Letramento digital e desenvolvimento de novas competências profissionais no exército brasileiro Débora Duran; Heider Santana
206 Aplicação do modelo de maturidade tecnológica numa escola de ensino secundário com 3.º ciclo: opiniões do diretor, do coordenador pte e dos professores Paula Oliveira; Ana Veiga Simão; Guilhermina Miranda
Artigos Curtos
Sala ID Título Autor(es)
Sala 10 46 Games em uma perspectiva educacional: uma introdução Stella Pedrosa; João Carlos Silva
113 A percorrer o caminho da transformação (digital) na escola… o professor como agente de mudança! Joana Viana; Conceição Coelho
156 As práticas pedagógicas desenvolvidas em Ambientes Educativos Inovadores Daniela Diesel; João Filipe Matos
157 A percepção de professores de uma escola do 1° ciclo acerca das práticas pedagógicas realizadas no Ambiente Educativo Inovador Daniela Diesel; João Filipe Matos
178 Ambientes Educativos Inovadores vs Salas de aula regulares: análise comparativa das dinâmicas pedagógicas estabelecidas Patrícia Baeta; Neuza Pedro