|
|
|
Voltar ao programa |
Sessões Paralelas II - 6ª (16:30 - 18:00) |
|
|
|
|
Artigos Longos |
Sala |
ID |
Título |
Autor(es) |
Sala 1 |
67 |
Professores e alunos do século
XXI: os desafios para uma educação inovadora em um contexto tecnológico |
Adriana Santos; Cristiano Garcia; Adriano Teixeira;
Gabriel Licks |
132 |
TIC no ensino de literatura:
contribuições para uma abordagem reflexiva sobre novas perspectivas |
Patrícia Fonseca; Amanda Silva; João Bottentuit Junior |
133 |
O uso do aplicativo Kahoot! como
possibilidade para o ensino de história |
Amanda Silva; Patrícia Fonseca; João Bottentuit Junior |
161 |
Aprendizagem da língua inglesa
com tablets 1:1: um estudo com alunos com necessidades educativas especiais |
Sílvia Couvaneiro; Neuza Pedro |
|
|
|
|
Sala 2 |
23 |
Tecnologias digitais móveis na prátiva do professor que
ensina matemática: um olhar na perspectiva do Tpack |
Maria Prado; Ângélica Silva; Maria Pinheiro; Ana Eivazian |
60 |
A utilização de recursos
educativos digitais na escola do século xxi: novos paradigmas? novos
desafios… ou uma nova ética? |
Carlos Gaspar; João Cunha;
Joaquim Faustino; Luís Ambrósio; Henrique Gil |
105 |
A aprendizagem dos conceitos de
acontecimentos disjuntos e complementares com recurso ao Geogebra |
Guilhermo Montes; Ana Henriques |
218 |
Um olhar sobre o uso dos dados na
gestão escolar municipal de juiz de fora: o caso do Sislame |
Carla Lima |
|
|
|
|
Sala 3 |
11 |
A utilização do telemóvel em contextos educativos:
representações de alunos e de professores |
João Carrega; Maria Oria; João ruivo |
22 |
Tablet infantis: análise e
avaliação de tecnologias móveis para bebês e crianças |
Rafaela Melo |
125 |
Tecnologias digitais e app
learning na era da mobilidade: potencialidades para a formação inicial de
professores |
Simone Lucena |
162 |
Ddesign de um cenário de
aprendizagem com TIC e dispositivos móveis |
Luiza Carravetta |
|
|
|
|
Sala 4 |
121 |
Recursos educativos digitais e produção de material
didático no ensino de línguas para fins específicos |
Elizabeth Silva; Perla Berwanger; João Bottentuit Junior |
221 |
O olhar dos interagentes no
processo de ensino e aprendizagem musical via webconferência no curso de
licenciatura em música a distância da UnB |
Vanessa Jardim; Paulo Marins |
241 |
Desenho de cursos online a partir
do teorema de equivalência de interação |
Pedro Cabral |
|
|
|
|
Sala 5 |
94 |
Artigos sobre jogos publicados nas conferências ticEDUCA,
Challenges e EJML: que categorias de atuação e qual a produção relativa a
desenho de jogos por alunos? |
Ana Martins; Lia Oliveira |
131 |
Escape classroom: design de
escape games em espaços escolares |
Paula Carolei; Gabriel Bruno; Henrique Evangelista |
195 |
Gamificação numa plataforma
social académica: impacto na aprendizagem social em Educação a Distância |
Fernando Saraiva; Lina Morgado;
Vítor Rocio |
215 |
Scratch no contexto do ensino e
aprendizagem: uma breve análise de pesquisas na área |
Aline Silva; Fermin Montané |
|
|
|
|
Sala 6 |
160 |
Uma revisão de literatura sobre o uso de softwares de
correção automática: um olhar para o ensino de física |
Dioni Pastorio; Josemar Alves; Francis Centenaro |
229 |
Mapa: uma ferramenta estratégica
e inovadora para produção de artigos científicos |
Karinne Araújo; Sammara Feitosa |
232 |
Avaliação formativa com recurso
às TIC como facilitador de aprendizagens de economia |
Ana Gomes; Ana Luísa Rodrigues |
237 |
Desenho conceptual de plataforma
digital adaptativa para avaliação formativa |
Nuno Dorotea |
|
|
|
|
Sala 7 |
111 |
Vídeos didáticos: uma
experiência com geometria plana em EaD |
Rozane Alves; Thais Grutzmann |
134 |
Ensino a
distância: relato de experiência de um curso de adaptação cultural |
Lerso Quintero; Luiz Corcini; Paula Faustino; Sónia
Mateus |
180 |
Dizeres
docentes: os enfrentamentos da formação à distância |
Nadia Borges; Venancio Junior |
198 |
Formação aberta
e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileiros |
Maria Angélica Costa; Lina Morgado |
|
|
|
|
Sala 9 |
141 |
Tecnologias da informação e
comunicação (TIC) na educação: recursos e ferramentas para formação e atuação
de coordenadores de polo de educação a distância |
Vivian Alves; Maria
Menezes; |
155 |
Inovações no desenho de MOOC em
contexto de desenvolvimento profissional de professores |
Bruno Gonçalves; António José Menezes |
191 |
Letramento
digital e desenvolvimento de novas competências profissionais no exército
brasileiro |
Débora Duran; Heider Santana |
206 |
Aplicação do
modelo de maturidade tecnológica numa escola de ensino secundário com 3.º
ciclo: opiniões do diretor, do coordenador pte e dos professores |
Paula Oliveira; Ana Veiga Simão; Guilhermina Miranda |
|
|
|
|
|
|
|
|
Artigos Curtos |
Sala |
ID |
Título |
Autor(es) |
Sala 10 |
46 |
Games em uma perspectiva educacional: uma introdução |
Stella Pedrosa; João Carlos
Silva |
113 |
A percorrer o caminho da transformação (digital) na
escola… o professor como agente de mudança! |
Joana Viana; Conceição Coelho |
156 |
As práticas pedagógicas desenvolvidas em Ambientes
Educativos Inovadores |
Daniela Diesel; João Filipe Matos |
157 |
A percepção de professores de uma escola do 1° ciclo
acerca das práticas pedagógicas realizadas no Ambiente Educativo Inovador |
Daniela Diesel; João Filipe Matos |
178 |
Ambientes Educativos Inovadores vs Salas de aula
regulares: análise comparativa das dinâmicas pedagógicas estabelecidas |
Patrícia Baeta; Neuza Pedro |
|
|
|
|