|
|
|
Voltar ao programa |
Paralelas III - Sábado (9:00 - 10:30) |
|
|
|
|
Artigos Longos |
Sala |
ID |
Título |
Autor(es) |
Sala 1 |
5 |
Mobile learning: programação
mobile MIT app inventor – uma experiência realizada no ensino superior
cabo-verdiano |
Elizabeth Andrade |
13 |
Impacto da comunicação na
formação continuada de professores na modalidade a distância |
Dorcas Weber |
21 |
Smartbabies: análise e avaliação
de tecnologias móveis para bebês e crianças de 0 a 5 anos |
Rafaela da Silva Melo |
186 |
Emoções e b-learning: um estudo
exploratório realizado com estudantes do ensino superior |
Ana Runa |
|
|
|
|
Sala 2 |
71 |
O Tpack de futuros professores na adaptação de tarefas
matemáticas |
Luis Gutiérrez-Fallas; Ana Henriques |
139 |
A tecnologia num cenário de
aprendizagem de articulação entre física e matemática: um estudo na formaçâo
inicial de professores |
Mónica Batista; Ana Henriques; Hélia Oliveira |
233 |
O trabalho de projeto com
integração de tecnologias digitais no ensino profissional |
Filipa Joaquim; Ana Luísa Rodrigues |
235 |
Projeto tel@ftelab: desenho de
cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática |
João Piedade; Ana Pedro; Abel Silva; João Filipe Matos |
|
|
|
|
Sala 3 |
62 |
O contributo da utilização do «qr code» para a melhoria
das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico |
Henrique Gil; Kristelle Carrondo |
63 |
Uso de objetos tangíveis
programáveis na aprendizagem da programação |
Cláudia Barata; João Filipe Matos |
164 |
O reportório de competências do
professor em formação: a realidade aumentada como recurso |
Elsa Fernandes; Sónia Martins |
208 |
Classcraft: a aprendizagem que se
transforma num desafio permanente! |
Dora Freire; Ana Amélia Carvalho |
|
|
|
|
Sala 4 |
27 |
Ações efetivas para o uso de tecnologias digitais na
educação |
Wanderlucy Czeszak |
69 |
Perceções de competências de
ensino com recurso a tecnologias digitais: um estudo com futuros docentes |
Margarida Rodrigues |
88 |
A integração das tecnologias
digitais na disciplina de didática da contabilidade |
Ana Luísa Rodrigues |
101 |
Aplicativos educacionais em sala
de aula: potencialidades de uso na visão de docentes da educação básica |
Daiane Conceição; Maristani Zamperetti |
201 |
Flexibilizar o currículo para
preparar os jovens para a quarta revolução industrial: a integração
curricular do programa Apps for Good |
Maria da Piedade Carvalho Silva |
|
|
|
|
Sala 5 |
50 |
Formação docente e tecnologias móveis na escola:
reflexões acerca das contribuições de uma proposta formativa |
Célia Carvalho; Cláudia Lima |
58 |
O Skype na promoção do trabalho
colaborativo entre diferentes contextos de educação pré-escolar |
Ana Lopes; Henrique Gil |
153 |
Docência transformadora:
paradigmas inovadores levados à sala de aula como espaço de aprendizagem |
Maria Viana; Maria Elizabeth Almeida |
217 |
Produção de vídeo estudantil: uma
realidade das escolas brasileiras |
Josias Pereira; Daniela
Mattos; Vagner Vargas; Adriana Kovalscki; Josiane Brignol; Jaqueline Silva |
|
|
|
|
Sala 6 |
135 |
Educação musical e tecnologias digitais na escola: uma
investigação sobre a aprendizagem musical colaborativa com alunos brasileiros |
Francine Cernev |
142 |
Avaliação do impacto da
gamification no ensino de programação de computadores |
Vinicius Cezar; Anita
Silva; César Vianna; Gisele Machado; Silvia Bertagnolli |
146 |
Tecnologias digitais e
metodologias ativas da disciplina de game-based learning no mestrado na área
de educação em saúde |
Gabriela Eyng Possolli; Patrícia Rauli |
224 |
Uma profissão em construção: quem
é e o que faz o designer instrucional/educacional no Brasil? |
Vanessa Itacaramby Pardim |
|
|
|
|
Sala 7 |
44 |
Indicadores para el uso seguro de internet en jóvenes de
12 a 14 años |
Marcos González; Sonia Martín; Ana Munõz-Repiso |
45 |
Nivel de manejo autopecibido de
tecnologías en maestros de educación infantil en pre-ejecicio |
Sonia Martín; Marcos González; María Rodríguez |
189 |
Contraste de actitud en el uso de
las tic en la formación profesional presencial y a distancia |
Juan García; Ricardo González; José Luís Carvalho |
210 |
Corpora literários
computadorizados: a contribuição da linguística computacional para o ensino e
pesquisa no campo da língua portuguesa |
Francimary Martins |
|
|
|
|
Artigos Curtos |
Sala |
ID |
Título |
Autor(es) |
Sala 9 |
17 |
Web 2.0: relato de experiência de um curso de formação
para docentes do ensino básico e secundário |
Ivone Almeida; Luiz Corcini |
20 |
Educação aberta e tecnologia aberta na formação de
professores |
Ana Filipe; Ana Nobre |
64 |
Utilização do recurso digital Scratch na articulação
entre as ciências e a matemática na formação de professores |
Raquel Santos; Marisa Correia |
188 |
As narrativas dos diários online de discentes da
pedagogia, potencializadas pela Web 2.0 |
Arlene Oliveira; Simone Lucena |
211 |
Avaliação da aprendizagem online utilizada em aulas
presenciais |
Daniela Oliveira; Najla Saghié;
Tiago Carvalho |
|
|
|
|
Sala 10 |
29 |
Games e aprendizagem: um relato
de experiência da utilização dos games no ensino fundamental |
Carlos Silva; Andréa Forgiarini |
47 |
O olhar de
docentes sobre a adoção de práticas de e/b learning no ensino superior: um
estudo de caso |
Lucia
Rebello; Glaucia Marques; Patricia Bach |
127 |
Formação
continuada de professores para integração de tecnologias e mídias ao
currículo |
Katia Souto |
194 |
Nós temos voz:
sororidade nas redes sociais |
Lorena Martins; Vanessa Santos |
212 |
A matemática no
ensino e aprendizagem de robótica e lógica de programação |
Carlos Silva; Fábio Oliveira;
Matheus Oliveira; Letícia Enz |
|
|
|
|