te2018.png
Voltar ao programa
Paralelas III - Sábado (9:00 - 10:30)
     
Artigos Longos
Sala ID Título Autor(es)
Sala 1 5 Mobile learning: programação mobile MIT app inventor – uma experiência realizada no ensino superior cabo-verdiano Elizabeth Andrade
13 Impacto da comunicação na formação continuada de professores na modalidade a distância Dorcas Weber
21 Smartbabies: análise e avaliação de tecnologias móveis para bebês e crianças de 0 a 5 anos Rafaela da Silva Melo
186 Emoções e b-learning: um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior Ana Runa
Sala 2 71 O Tpack de futuros professores na adaptação de tarefas matemáticas Luis Gutiérrez-Fallas; Ana Henriques
139 A tecnologia num cenário de aprendizagem de articulação entre física e matemática: um estudo na formaçâo inicial de professores Mónica Batista; Ana Henriques; Hélia Oliveira
233 O trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino profissional Filipa Joaquim; Ana Luísa Rodrigues
235 Projeto tel@ftelab: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática João Piedade; Ana Pedro; Abel Silva; João Filipe Matos
Sala 3 62 O contributo da utilização do «qr code» para a melhoria das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico Henrique Gil; Kristelle Carrondo
63 Uso de objetos tangíveis programáveis na aprendizagem da programação Cláudia Barata; João Filipe Matos
164 O reportório de competências do professor em formação: a realidade aumentada como recurso Elsa Fernandes; Sónia Martins
208 Classcraft: a aprendizagem que se transforma num desafio permanente! Dora Freire; Ana Amélia Carvalho
Sala 4 27 Ações efetivas para o uso de tecnologias digitais na educação Wanderlucy Czeszak
69 Perceções de competências de ensino com recurso a tecnologias digitais: um estudo com futuros docentes Margarida Rodrigues
88 A integração das tecnologias digitais na disciplina de didática da contabilidade Ana Luísa Rodrigues
101 Aplicativos educacionais em sala de aula: potencialidades de uso na visão de docentes da educação básica Daiane Conceição; Maristani Zamperetti
201 Flexibilizar o currículo para preparar os jovens para a quarta revolução industrial: a integração curricular do programa Apps for Good Maria da Piedade Carvalho Silva
Sala 5 50 Formação docente e tecnologias móveis na escola: reflexões acerca das contribuições de uma proposta formativa Célia Carvalho; Cláudia Lima
58 O Skype na promoção do trabalho colaborativo entre diferentes contextos de educação pré-escolar Ana Lopes; Henrique Gil
153 Docência transformadora: paradigmas inovadores levados à sala de aula como espaço de aprendizagem Maria Viana; Maria Elizabeth Almeida
217 Produção de vídeo estudantil: uma realidade das escolas brasileiras Josias Pereira; Daniela Mattos; Vagner Vargas; Adriana Kovalscki; Josiane Brignol; Jaqueline Silva
Sala 6 135 Educação musical e tecnologias digitais na escola: uma investigação sobre a aprendizagem musical colaborativa com alunos brasileiros Francine Cernev
142 Avaliação do impacto da gamification no ensino de programação de computadores Vinicius Cezar; Anita Silva; César Vianna; Gisele Machado; Silvia Bertagnolli
146 Tecnologias digitais e metodologias ativas da disciplina de game-based learning no mestrado na área de educação em saúde Gabriela Eyng Possolli; Patrícia Rauli
224 Uma profissão em construção: quem é e o que faz o designer instrucional/educacional no Brasil? Vanessa Itacaramby Pardim
Sala 7 44 Indicadores para el uso seguro de internet en jóvenes de 12 a 14 años Marcos González; Sonia Martín; Ana Munõz-Repiso
45 Nivel de manejo autopecibido de tecnologías en maestros de educación infantil en pre-ejecicio Sonia Martín; Marcos González; María Rodríguez
189 Contraste de actitud en el uso de las tic en la formación profesional presencial y a distancia Juan García; Ricardo González; José Luís Carvalho
210 Corpora literários computadorizados: a contribuição da linguística computacional para o ensino e pesquisa no campo da língua portuguesa Francimary Martins
Artigos Curtos
Sala ID Título Autor(es)
Sala 9 17 Web 2.0: relato de experiência de um curso de formação para docentes do ensino básico e secundário Ivone Almeida; Luiz Corcini
20 Educação aberta e tecnologia aberta na formação de professores Ana Filipe; Ana Nobre
64 Utilização do recurso digital Scratch na articulação entre as ciências e a matemática na formação de professores Raquel Santos; Marisa Correia
188 As narrativas dos diários online de discentes da pedagogia, potencializadas pela Web 2.0 Arlene Oliveira; Simone Lucena
211 Avaliação da aprendizagem online utilizada em aulas presenciais Daniela Oliveira; Najla Saghié; Tiago Carvalho
Sala 10 29 Games e aprendizagem: um relato de experiência da utilização dos games no ensino fundamental Carlos Silva; Andréa Forgiarini
47 O olhar de docentes sobre a adoção de práticas de e/b learning no ensino superior: um estudo de caso Lucia Rebello; Glaucia Marques; Patricia Bach
127 Formação continuada de professores para integração de tecnologias e mídias ao currículo Katia Souto
194 Nós temos voz: sororidade nas redes sociais Lorena Martins; Vanessa Santos
212 A matemática no ensino e aprendizagem de robótica e lógica de programação Carlos Silva; Fábio Oliveira; Matheus Oliveira; Letícia Enz